arqueologia lúdica: primórdios dos advergames

A história da indústria dos games é sensacional. Principalmente os seus primórdios. Daria para fazermos uma discussão interminável sobre todas as curiosidades e particularidades desse universo. Para este post, separei um tema que me encanta muito pela sua estranheza e criatividade: os primeiros advergames desenvolvidos para o saudoso Atari.

Advergame, segundo meu grande amigo Ricardo Cavallini, é a estratégia de comunicação mercadológica que usa jogos, sobretudo os eletrônicos, para divulgar marcas e produtos. Simples assim. Partindo disso, selecionei algumas pérolas da década de 1980 para entendermos os primórdios dos advergames.

1.TAX AVOIDERS: estranho ao extremo. Este aqui é um game sobre “educação financeira” patrocinado por uma consultoria de negócios. No game o jogador tem que transformar o personagem John Q em um milionário, pegando lucros e pulando os impostos (sim, você leu certo). Olha só o misterioso gameplay:

2.TOOTH PROTECTORS: Esse é uma aula de advergame. De verdade. A Johnson & Johnson criou um game que já flertava com a ideia de continuar uma experiência de comunicação em múltiplas plataformas. Tem tudo na interface limitada do game. Fizeram milagre. Tem a marca (in-game advertising) e muito product placement (os produtos da marca desfilam como “poderes” do game). Eu acho sensacional esse case:

3.Chase the Chuck Wagon: título patrocinado pela marca de rações Purina. A missão é chegar na carroça com comida. A interface desse aqui é bem pouco intuitiva:

4.Pepsi Invaders: um clássico, quase uma lenda dos advergames. A Coca fez poucas unidades desse aqui para uma convenção de vendas. É possível encontrar uma cópia desse título por pequenas fortunas no Ebay.

5.Videogames como plataforma promocional: várias marcas, entre elas McDonald’s, se valeram do sucesso do Atari na época para promoções e brindes. Olha só esse comercial de TV da época:

Em um próximo post, vou explorar os advergames em plataformas mais sofisticadas. De toda maneira, esse post é sobre uma das coisas que mais gosto de fazer: arqueologia lúdica, escavação de velharias gamísticas. =)

#GoGamers

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More