Desafio lúdico com games de até dois dólares

Eu mudei para São Paulo em 1997. Na época saí de Catanduva, no interior, para cursar a faculdade na capital. Na época um dos meus grandes prazeres era descobrir a cidade; gostava – sobretudo – de ir ao centro para garimpar HQs nos sebos, passear na Galeria do Rock e comer alguma coisa baratinha por ali. Nessa época (no final dos anos 1990) junto com um amigo montamos uma espécie de desafio gastronômico: quando íamos ao centro procurávamos lugares nos quais era possível comer com – no máximo – dois reais. Pode parecer irreal hoje, mas um número 1 no McDonald’s na época custava em torno de 6 paus mais ou menos; logo, se você soubesse explorar os recônditos corretos, conseguia comer um churrasco grego primoroso, um pão com linguiça sem igual, um dogão bem recheado e – acreditem – até um mini prato pela módica quantia de dois reaizinhos. No início dos anos 2000, juntamente com esse amigo, fizemos até um fotolog (!) com resenhas dos locais que era possível alimentar o corpo e a alma com – no máximo – dois contos (para seguir o linguajar catanduvense).

Pois bem, o tempo passou e essa memória se esvaneceu. No entanto, esse ano, durante a pandemia, a memória do desafio gastronômico de dois reais me veio à mente. Não sei explicar a razão. Fui apossado dessa memória e pensei comigo “ora, bem que eu poderia repensar o challenge, né?”. Fiquei matutando um tempo e filosofei com meu eu que poderia ser um desafio com jogos ao invés de comida. Olhei para o meu Nintendo Switch descansando em sua confortável mesinha e veio a ideia: um desafio lúdico com o objetivo de achar jogos bacanas de até dois dólares na loja da Nintendo! Bem, acreditem, achei muita coisa legal e compartilho os bens escavados mais valiosos. Alguns subiram de preço, alguns eu paguei centavos, outros foram boas promoções, mas – uma coisa importante – todos os games que vou recomendar nesse post não passaram de dois dólares e me divertiram demais.

Então, olha só o que eu encontrei de bão nessa peregrinação na terra sagrada da Nintendo (com os devidos trailers para referenciar):

TAMASHII: hoje ele está 6 doletas, mas eu peguei uma promo sensacional na qual paguei 1,99. Tamashii é brazuca! É um puzzle plataforma com estética grotesca e altas referências visuais lovecraftianas. Terminei duas vezes para ver diferentes possibilidades narrativas e adorei cada segundo do game. O criador do game – Vikintor – até onde eu entendi, programa, faz a arte, escreve roteiro etc. Baita trampo sinistro e que, atualmente, está disponível em todas as plataformas de games.

STARMAN: acabei de checar aqui e este título ainda está por um dólar. Starman é lindinho demais. Atmosfera relaxante, narrativa onírica e enigmas visuais interessantíssimos. O cenário isométrico alterna entre o retrô e o ambiente de um filme de ficção científica. Foi meu companheiro de viagem no início do ano em uma jornada que fiz para a Eslováquia (antes desse raio dessa pandemia). O game, originalmente, saiu para smartphones, mas jogar na tela maior foi bom demais (com destaque para a trilha sonora).

NEVEROUT: outro que ainda está por um dólar e 99 centavos! Neverout é um game em primeira pessoa que você precisa escapar de celas com armadilhas (se você assistiu ao filme “O Cubo” vai identificar um mood similar). Atmosfera opressiva, momentos de vertigem e suaves rompantes de ódio serão sentimentos que vão te acompanhar nesse game. Eu confesso que gostei da ideia, mas o gameplay ficou deveras confuso em alguns momentos. De toda maneira, foi mais um bom investimento do desafio.

OTTTD (Over The Top Tower Defense): esse aqui foi o melhor investimento lúdico do ano. Sério mesmo. Hoje ele está por um dólar no Switch, mas eu paguei 60 centavos de dólar em julho. OTTTD é um tower defense clássico com ambientação nonsense divertido demais. O sistema de evolução de personagens é muito gostoso. Fazia tempo que não pegava um game dessa categoria e me divertia tanto, fora que os gráfico são excelentes. Só um detalhe: por não ter opção touch demora um tempo para você acostumar com a colocação de turrets no cenário.

ZENGE: um relaxing game de 1,99. Puzzle sem pressão de tempo com música zen ao fundo. Baixa, joga e relaxa. Os criadores fizeram um trabalho narrativo bem interessante entre as fases com uma espécie de HQ que lembra vagamente as ilustrações do card game Dixit.

ALTERIC: esse game é uma mistura de THOMAS WAS ALONE com DARK SOULS. Ligeiramente difícil, é um bom desafio para quem curte uma habilidade manual de pulos e sincronia com elementos que aparecem/desaparecem no cenário. É um bom exemplo de como é possível criar uma ambiência incrível apenas usando formas geométricas. Acabei de ver na loja da Nintendo que o preço dele subiu para 5 dólares, mas eu paguei centavos em agosto em mais uma incrível promoção. =)

MEMBRANE: esse aqui entrou na lista de “esquisitices lúdicas”. É um jogo sobre uma mosca que pousa na perna de um sujeito e ele vai dar um tapa para espantar a mesma; você comanda impulsos neuronais para montar um reflexo do cérebro até a mão e dar um tapa na mosca. Originalíssimo na ideia e com uma mecânica muito interessante de criar “pontes” atirando no cenário de tela fixa. Infelizmente está quase dez dólares hoje, mas eu paguei uma doletinha no mês passado.

PARATOPIC: se David Lynch fizesse um game, certamente ia ser algo parecido com Paratopic. Paratopic possui uma narrativa fragmentada com um convite irrecusável para co-autoria da história (se você é fã desse tipo de modalidade). O jogo tem uma trilha sonora macabra e um sound design bem inquietante (sobretudo na voz distorcida das personagens). A estética do jogo incomoda e é algo bem único em tudo que eu já joguei. Mais um que eu paguei centavinhos e gerou bons momentos de diversão (se você jogar numa tacada só dá pra terminar em duas horas).

Bom, esses oito games foram os mais interessantes encontrados no desafio lúdico de dois dólares. Vale dizer que eu baixei mais de 30 games nessa faixa de preço.

Tem alguma boa dica dentro dessa faixa de preço? Coloca aqui nos comentários.

#GoGamers

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More