Elefante Branco: uma agência de turismo de obras irregulares

A Elefante Branco Turismo é uma agência de viagens fictícia que reúne os elefantes brancos do Brasil – aquelas obras que custam fortunas e não têm utilidade nenhuma.

O site fornece ao público o valor das obras, tempo de duração e os envolvidos em cada um dos elefantes.
A criação é de Fábio Oliveira, João Pedro Queiroz, João Viégas e Paulo Nascimento (três publicitários e um economista), que usam como fonte de pesquisa sites como o do Jusbrasil e do TCU.

O objetivo do projeto é dar ao público uma ferramenta para fiscalizar tanto os políticos como as construtoras. Além de levantar a discussão sobre a quantidade de elefantes brancos e o mau emprego do dinheiro público, o projeto aborda a dificuldade de pessoas comuns em acessar informações em sites do governo. A navegação ruim, o português jurídico e os textos prolixos dificultam a transparência e a fiscalização. O serviço oferecido pela “agência de turismo” se faz mais do que necessário: descobrir lugares que ninguém quer você conheça.

O Elefante Branco também tem Facebook.

FICHA TÉCNICA:

Diretor de Arte: João Viégas
Redatores: Fábio Oliveira, João Pedro Queiroz
Planejamento: Paulo de Oliveira

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More