Wolverine em extinção?

Você já deve ter ouvido/lido falar sobre ele, caso não, o Wolverine é um Carcaju ou, também conhecido como, Glutão.

carcaju 1

Esse é o nome do animal que inspirou a criação do personagem da Marvel. O Carcaju é relativamente pequeno – seu peso pode alcançar no máximo os trinta quilos; seu comprimento, pouco mais de um metro e, sua altura, 40 centímetros – mas possui garras que o tornam capaz de encarar brigas com animais muito maiores do que ele. O Hulk, por exemplo:

wolverine-1

(primeiro quadrinho/aparição do personagem)

Além das garras poderosas, o carcaju ainda tem outras vantagens no reino animal: ele escala árvores em alta velocidade, é muito ágil e se vira bem na água (espécie é boa em natação).

Solitário e selvagem, esses animais não andam em bando. Quando se sentem acuados, exibem suas garras para garantir que qualquer inimigo em potencial mantenha distância.

Independentes, eles não gostam nem de andar com outros da mesma espécie. Inclusive, se virem outro carcaju rondando seu território, são capazes de atacá-lo sem relutar. Tudo indica que só perdem uma briga quando tem como adversário lobos ou grandes ursos.

Apesar disso, não são grandes predadores. A alimentação deles é predominantemente composta por ovos de pássaros e frutas. Eles conseguem esses alimentos no próprio habitat, que é, normalmente, em florestas, montanhas ou planícies, em especial no Hemisfério Norte.

carcaju 3

Por que o post?

Por que foi que divulgado que o Wolverine está em extinção.

Nos Estados Unidos, o carcaju é mesmo conhecido como Wolverine. O mamífero, que pertence à família dos mustelídeos (a mesma das doninhas, fuinhas e furões), está ameaçado de extinção no país e, por isso, faz parte da lista de proteção do governo dos EUA.

O carcaju depende de áreas altas para sobreviver – como altas montanhas – onde faz frio em todas as estações do ano e, por isso, as mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global estão destruindo cada vez mais seu habitat.

E isso já aconteceu antes: no século 19, a caça predatória – a pele dele era valiosa – quase extinguiu a espécie. Calcula-se que, hoje em dia, existam apenas 300 carcajus no mundo todo. É um número bem baixo se tratando de uma espécie de animal.

Uma grande prova de que é raríssimo encontrar um carcaju no meio ambiente é que o próprio ator Hugh Jackman, intérprete do Wolverine, revelou para a revista gringa In Touch que se baseou em lobos para interpretar o personagem nos cinemas (e não no animal).

wolverine 2

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More