DC Comics prepara releitura do personagem, que agora é um dramaturgo gótico e gay assumido.
O pessoal que curte e acompanha o universo dos quadrinhos já discute a questão há muitos anos. Como não é o meu caso, fiquei surpreso com essa revelação que, agora, só posso pensar que era mesmo óbvia: o Leão da Montanha, famoso pelos seus bordões como “saída pela esquerda” e “pelas barbas de Netuno”… é gay. Mas é claro! É um leão cor de rosa, que anda pelado só com uma gravatinha borboleta :) Mas obviamente os meus inocentes olhos de criança da década de 70 não tinham essa malícia.
A notícia é que a DC Comics, que tem feito algumas releituras de personagens clássicos de Hanna Barbera (Flintstones, Corrida Maluca, Scooby Doo), vai de fato tirar o Leão do armário oficialmente. O Leão da Montanha vai passar por um reboot e suas aventuras o levarão até a Broadway dos anos 50, onde ele terá que enfrentar as questões da sua sexualidade e o expor a realidade dos gays na cultura repressora da época.
Em entrevista ao site HiLoBrow, o escritor e coordenador deste projeto Mark Russell conta que enxergou o Leão da Montanha como um “dramaturgo gótico e gay” (o sonho dele sempre foi ser ator), e que a inspiração vem do escritor Tennessee Williams (1911/1983).
“Nos desenhos nunca foi discutido, obviamente, o fato de o personagem ser ou não gay”, falou Russell. “Foram feitos em uma época em que você nem sequer podia pensar nessa possibilidade, mas eu acho que é tão óbvio… Por isso achamos natural apresentá-lo em um contexto em que todo mundo sabe, mas ninguém abre o jogo. Vamos lidar com a cena cultural da década de 50, especialmente na Broadway, onde ‘todo mundo é gay’, ou está trabalhando com alguém gay, mas ninguém pode falar sobre isso”.
https://www.youtube.com/watch?v=_sq8Sj0j-Pw
Aqui no Brasil, o Leão da Montanha foi dublado pelo Francisco Borges, que também fazia o Joca em Dingue e Lingue, a segunda voz de Bibo Pai em Bibo Pai e Bóbi Filho, Doc e a segunda voz de Charles Urso em A Família Urso, Senhor dos Sonhos em A Pedra dos Sonhos, Balrog na versão americana de Street Fighter, Cachorro Grande em Dois Cachorros Bobos, entre outros.
Ainda não há uma data fechada para o lançamento da HQ. Agora, passada a surpresa da minha inocente e infantil imagem deste velho amigo… acho que essa releitura tem tudo para funcionar muito bem com o personagem.