Jack White, Elton John, Beck e outros artistas criaram um projeto experimental para homenagear o início da música moderna nos EUA e os processos de gravação dos anos 20. “American Epic” é um filme, uma série documental e uma série álbuns que trazem como temática a música dos anos 20, o nascimento e a ascenção do rádio. Década responsável por nortear o rumo que seria seguido pela música popular até os dias de hoje.
Que coisa linda, não?
Os nomes são American Epic: The Soundtrack e American Epic: The Collection.
The Soundtrack conterá 15 músicas “restauradas” de artistas da época, como The Carter Family e Charley Patton. Enquanto isso, The Collection será uma coletânea dividida em cinco discos, totalizando 100 clássicos renovados.
A ideia é algo mais próximo a restauração (e não remasterização). São coisas diferentes. Além disso, diversos álbuns serão lançados em homenagem a artistas específicos da época: Mississipi John Hurt, Blind Willie Johnson, Leadbelly entre outros. Álbuns filtrados por gêneros famosos na década também serão lançados: American Epic: Blues e American Epic: Country.
Recentemente, White convidou a banda Alabama Shakes para que tocassem em um estúdio que tem equipamentos de gravação dos anos 20, e o resultado é essa versão de “Killer Diller” (Memphis Minnie):