A foto de um único átomo

Aquele pontinho que você vê bem alí no meio da foto, entre essas duas coisas pontudas de metal (são eletrodos), é um átomo. Sim, um único, solitário, isolado e flutuante átomo, suspenso em um campo magnético

Prepare-se para espremer os olhos e chegar mais pertinho da tela.

Aquele pontinho que você vê bem alí no meio da foto, entre essas duas coisas pontudas de metal (são eletrodos), é um átomo. Sim, um único, solitário, isolado e flutuante átomo, suspenso em um campo magnético e inacreditavelmente visível a olho nú. Na verdade, o que você vê na foto é o átomo + a luz que emana dele. Mas é um único átomo.

Um único Átomo

O fantástico e inédito registro intitulado “Single Atom in an Ion Trap” foi feito pelo físico quântico David Nadlinger da Universidade de Oxford e levou o prêmio máximo da “Engineering and Physical Sciences Research Council” (EPSRC) que promove anualmente um cocncurso de fotos científicas.

Pale Blue Dot

David Nadlinger comentou seu feito:

“A ideia de conseguir enxergar um único átamo a olho nú me encantou por ser uma ponte direta e visceral entre o mínusculo mundo quântico e a nossa relidade macroscópica. Fiz uns cálculos no canto de um papel e os números me diziam que era possível. E quando eu preparei o laboratório e montei a camera e o tripé naquela tarde tranquila de um domingo, fui recompensado com essa fotografia tão particualr desse pequeno e pálido pontinho azul”

Não sei se foi de propósito ou não (acho que foi), mas a expressão “pequeno e pálido pontinho azul” foi exatamente a mesma utilizada por Carl Sagan em fevereiro de 1990 para descrever o nosso planeta azul flutuando no espaço, fotografado pela Voyager. “Pale Blue Dot” virou o nome da foto.

Pale Blue Dot

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (8)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More