Ulysses: um editor que não fica entre você e o seu texto

Dizem que tecnologia boa é invisível. É igual juiz de futebol: se não chamou atenção é porque trabalhou direito.

O Ulysses é um editor de texto que tem justamente essa promessa: não virar um obstáculo entre as ideias que estão na sua cabeça e as palavras que você vai digitar. Mas ao mesmo tempo, oferecer uma estrutura elaborada e cheia de recursos para atender desde aquele textinho curto até a produção de um livro inteiro.

ulyssesformac
já tem versão dark mode para o OS Mojave

Se você está lendo este post, imagino que você passe boa parte do seu tempo escrevendo. Pode ser no trabalho, para fazer um post, para estudos ou simplesmente porque você gosta de escrever por puro prazer, como uma forma de expressão. Se esse é o seu caso, com certeza você já deve ter passado pela incômoda situação de precisar se preocupar com algum detalhe de formatação ou na hora de exportar seu texto, etc. Coisas que acabam tirando sua atenção do texto em sí.

Foco na produtividade

É aí que entra a beleza do Ulysses (e de alguns outros editores de texto). Você foca nas suas ideias e na produção dos seus textos ele vai cuidar da parte “técnica”. Não tem “abrir” nem “salvar”. Simplesmente saia galopando nas teclas e botando seu texto pra fora e o Ulysses vai deixar seu texto bonito seja na web, seja como um PDF, não importa. E tudo sincronizado entre seus brinquedinhos eletrônicos, o celular, o tablet e o computador.

Os back-ups são assim:

  • de hora em hora nas primeiras 12 horas de trabalho
  • diariamente para os últimos 7 dias de trabalho
  • semanalmente para o último semestre de trabalho

Como ele ajusta a formatação automaticamente?

É simples: você deixa indicações no texto. O Ulysses utiliza o Markdown, uma espécie de linguagem de formatação que utiliza alguns símbolos ortográficos, do mesmo jeito que você usa um “#” para indicar uma hashtag. Só que no Markdown você usa coisas como “H” para indicar títulos, “*” para indicar negrito e assim por diante. Parece complicado, mas você aprende em 3 minutos. depois que usar uma vez, já tá na memória, como as hashtags.

3000x2000 02
o Ulysses usa o Markdown. Tem até uma colinha

E com essas indicações, o Ulysses consegue formatar seu texto em diversos tipos de arquivos diferentes porque entende que determinada frase é, por exemplo, um título e ajusta conforma a necessidade (HTML, PDF, DOCX, ePUB, Rich Text, etc). Em outras palavras, adeus formatações quebradas, espaços vazios, fontes estranhas, etc. Também é possível configurar seu próprio sistema de marcação, se preferir 9mas eu ficaria com os universais). Você vai sempre poder visualizar seu arquivo.

Exportação

Você pode também utilizar “estilos” (styles) diferentes na hora de exportar, cada um para um tipo de formato diferente. Os estilos tem a ver com a direção de arte, a combinação de estilos de fontes, etc. E pode até adicionar novos, baixando pelo site. Você também pode mandar seu texto direto para o WordPress ou para o Medium.

Existe também um estilo com a formatação das normas da ABNT , (padrão para monografias, trabalhos acadêmicos e científicos, etc)

3000x2000 16
exportar em diversos formatos

Backup

As informações e páginas dentro do aplicativo podem ser salvas diretamente no iCloud ou no Dropbox. Em outros serviços de nuvem, o aplicativo salvará como arquivos externos. Pela integração pelo iCloud, o backup fica armazenado e é possível verificar as versões anteriores de uma página, além de funcionar perfeitamente sincronizando todos os seus dispositivos.

Screen Shot 2016 03 10 at 17.31.08
3D touch no mobile

 

iOS DragandDrop
drag and drop no iPad

Outras ferramentas

Entre as diversas ferramentas que fazem o aplicativo se destacar, estão:

  • Possibilidade de Slide OverSplit View e 3D Touch (em dispositivos compatíveis);
  • Metas e estatística: defina metas a serem atingidas (como número de palavras, de páginas, etc.) e as acompanhe;
  • Palavras-chave: categorize seus textos apenas colocando uma palavra-chave;
  • Grupos: organize seus textos como se fossem pastas (você tem variados ícones para selecionar e personalizar seus grupos);
  • Filtros: dentro dos grupos, você pode filtrar seus textos por palavras-chave, data de criação, entre outras condições;
  • Notas: adicione notas aos seus textos, seja dentro do próprio texto (como nota de rodapé) ou como referência (na aba “Anexos”);
  • Imagens: assim como as notas, você pode incorporar imagens dentro do próprio texto ou tê-las em anexo, apenas como referência.

Quadro Geral

ulysses

Conclusão?

Existem, sim, outros apps mais baratos ou até gratuitos, para anotações simples. Mas acredito que o investimento vale a pena se você trabalha com textos.

O Ulysses funciona por sistema de assinatura e custa R$ 12,90 por mês ou R$ 102,90 por ano. Os aplicativos para iPhone/iPad/Mac são gratuítos. O serviço tem um periodo de 14 dias sem custo para avaliação.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More