Como você ouviu música nos últimos 30 anos

Uma verdadeira viagem sobre os hábitos de consumo de música dos seres humanos nas últimas 3 décadas

Os hábitos de consumo de música dos seres humanos nas últimas 3 décadas.

Um gráfico simples, mas que é uma verdadeira viagem sobre os hábitos de consumosobre como você ouviu música nos últimos 30 anos. Continuo me surpreendendo como, apesar do poder que as novas tecnologias nos trouxeram, ainda somos guiados pelo mainstream e o quanto a indústria da música ainda tem forte influência nessa expressnao artísitca (pelo menos deveria ser), chamada música. A maioria dos serviços de stream oferecem um catálogo que costuma girar em torno de 35 MILHÕES de músicas. A cauda é super longa, mas a grande maioria das pessoas continuam ouvindo o que outras pe$$oa$ querem que elas ouçam.

Enfim.

O gráfico é da chart daily e mostra direitinho as mudanças dos meios em que a música nos alcança, desde o LPs da minha infância, depois os cassetes (e como cresceram com a chegada do walkman na última metade dos anos 80), o domínio dos CDs durante 20 anos, a chegada dos CDs regraváveis e finalmente, o stream.

Comentários

Vale a pena também ler os comentários sobre como cada era e cada mídia acabam influenciando na maneira em que ouvimos músicas (em que situações) e como escolhemos – ou como escolhem pela gente – as músicas. Por exemplo, o stream tem procurado acertar o modelo de remuneração dos artistas que é infinitamente menor do que na época dos CDs, o que acabou impulsionando shows, etc, etc. Um gráfico simples com muitas leituras.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More