in

Mais equilíbrio de gênero e diversidade no júri do Cannes Lions 2019

O festival se preocupou com representatividade do júri, que neste ano inclui um número recorde de mulheres e 22 jurados brasileiros

Diversidade e representatividade são temas latentes nos dias atuais, e não por acaso o festival Cannes Lions fez questão de frisar que neste ano seu júri está bem mais equilibrado, ao menos em termos de gênero.

Para as deliberações deste ano, as mulheres representarão 48% dos membros do júri do Cannes Lions, porcentagem recorde do festival até hoje, mais do que os 46% de júri feminino em 2018, 43% em 2017 e 40% em 2016.

A diversidade também se dá no número de nacionalidades envolvidas. Em 2019, o festival diz contar com especialistas de 50 nacionalidades, destacando a chegada de jurados da Jordânia e do Marrocos. Acho válido ressaltar também a presença de 22 brasileiros entre os juradosveja todos eles na lista do Estadão – que juntos representarão quase 8% do júri. Segundo minhas regras de 3, essa é também a maior presença – em números absolutos e proporcionais – de brasileiros no júri do Cannes Lions. Para se ter uma ideia, em 2018 éramos cerca de 4%, representados por 18 jurados, 4,8%, ou 19 jurados, em 2017; e 5,4%, ou 21 jurados, em 2016.

Juradas brasileiras do Cannes Lions 2019. Crédito da foto: @biagranja

Dentro de menos de um mês, vamos descobrir se essa maior representatividade terá algum impacto na presença brazuca entre os finalistas.

Nosso projeto editorial no Cannes Lions 2019 tem o oferecimento de Spotify for Brands e apoio cultural da OLX

Reportar

Expert

Escrito por Jacqueline Lafloufa

Jornalista freelancer há 10+ anos, já escreveu e editou para grandes publicações brasileiras (Galileu, UOL, B9, Tecnoblog). Também transforma suas pesquisas jornalísticas em apresentações públicas – como palestras, oficinas e debates. Eventualmente atua como ghostwriter, com experiência em produção de conteúdo. Em oportunidades especiais, faz tradução literária do inglês para o português. É pós-graduada em comunicação digital (USP) e jornalismo científico (Unicamp), e bacharel em estudos literários.

Content Author100 Posts Mr. Postman!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

89 points
Upvote Downvote