14.1 C
Sao Paulo
17/11/2019
educação Música

Rock, country, hip-hop. Veja onde nasceu cada gênero musical

Um cara chamado John Thompson assistiu uma palestra do Malcom Gladwell no Alteryx Inspire 2019 em que ele mostrava como o berço da música country é bem localizado no sudeste dos Estados Unidos – e bem distribuído por cidades pequenas, em áreas rurais. Para chegar a esta conclusão, o Malcon Gladwell usou a lista das “100 maiores músicas Country de todos os tempos” (compiladas pela revista Rolling Stone em 2014) e mapeou a origem geográfica de cada uma. E o tal John Thompson que estava na platéia gostou tanto da ideia que adicionou mais 2 gêneros (Rock e Hip-Hop) em mapas interativos. Assim nasceu o Where The Music is Born.

O Country vem do sudeste americano

Pelo mapa dea para perceber que realmente a música caipira dos Estados unidos surgiu no sudeste do país e bem pulverizada mesmo.

O Hip-Hop é de Nova Iorque (o estado todo)

Já o Hip-Hop é nitidamente mais concentrado nas cidades do estado de Nova iorque e arredores, um gênero musical com uma característica mais aguda, associada a um movimento cultural mais pontual e intenso.

O Rock é Inglês

O berço do rock é mesmo na Inglaterra. Calma, ninguém estea dizendo que o rock nasceu lá, mas é fato que de lá vieram os maiores clássicos do gênero de todos os tempos. Na verdade, o rock tem uma certa “dupla-cidadania” com os Estados Unidos porque é fruto de um vai-e-vem entre esses dois países, com os dois consumindo e gerando músicas sob influência do outro. No continente americano, dá até para reparar que além dos “grandes centros” nas costas oeste e leste, aparece também o Tennesse, onde o rock se misturou bastante com o Country.

Conclusão

Enfim, obviamente esses mapas usam apaenas as 100 maiores músicas de cada gênero e o critério é o da popularidade. Ou seja, não é uma amostragem densa e abrangente e nem tem essa pretensão. é apenas fruto de um entusiasmo de um cara na platéia de uma palestra, mas que apesar de ser uma iniciativa modesta, é bem interessante. Até o discutível critério da popularidade é legal porque mostra onde o gênero foi mais consumido mesmo, e não apenas onde foi mais composto. Mostra o envolvimento da sociedade e o consumo de fato. Passa lá e dá uns cliques.

Posts Relacionados

Notícias Online. Em quem você confia?

Julio Moraes

São 13.8 bilhões de anos, em uma única imagem. Viaje no tempo

Wagner Brenner

Por que toda vez que o Nicolas Cage aparece em um filme, várias pessoas morrem afogadas?

Wagner Brenner

Comente

Ad Blocker Detected!

Refresh