NY Times relembra ‘esquecidos’ por sua seção de obituários

A primeira campeã olímpica americana, a mãe da programação de computadores, uma ganhadora do Pullitzer de poesia, a pioneira da animação… o que essas pessoas têm em comum além de terem feitos excepcionais em seu tempo e não terem sido lembradas na tradicionalíssima seção de Obituários do New York Times?

De acordo com o jornal, desde 1851, foram publicados milhares de obituários sobre “homens brancos notáveis”: num levantamento recente, o jornal constatou que ao longo do tempo, apenas cerca de 15 a 20% das pessoas destacadas pela seção eram mulheres.

Estatística aceitável, qualquer um pensaria, já que a equidade é assunto que vem ganhando força somente nos últimos anos dessas quase 17 décadas e era comum a mulher não estar nos holofotes mais antigamente. Entretanto, ao analisar os obituários dos anos mais recentes (últimos 5 anos mesmo), contatou-se que essa proporção permanecia a mesma: as mulheres ainda representavam apenas um quinto das publicações.

De acordo com o editor William McDonald, o jornal “reconhece que muitos sujeitos valiosos escaparam (da seção de Obituários) por gerações, seja lá por quais motivos“. E afirma que a seção sempre refletiu o mundo como ele é (que coloca os homens brancos em posições de destaque e notoriedade) e não como o desejamos.

E para aumentar a representatividade dos negligenciados, o jornal lançou o projeto editorial Overlooked (“Esquecidos”) da seção de Obituários. Além de resgatar a história e as contribuições de mulheres que pereceram sem menção, os registros se estendem a negros e outras minorias.

UoD overlooked1
Overlooked, NY Times.

A ideia do projeto foi da editora Amisha Padnani, que disse ter ficado impressionada com a quantidade de mulheres que não foram lembradas, mesmo tendo tido reconhecimento ainda em vida (um dos critérios do jornal para escolher as personalidades retratadas na seção). Esse foi o caso por exemplo de Sylvia Plath (poetisa), Charlotte Brontë (escritora) e Diane Arbus (fotógrafa).

O resultado da seção Overlooked é uma bela coleção de histórias inspiradas e inspiradoras, que vale a pena conhecer. Cada publicação inicia com o título “Overlooked no more…“, reforçando a ideia de mudança, e principalmente da redenção do Times por sua negligência ao longo do tempo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More