A meditação deveria ser uma obrigação moral?

Com dezenas de novos estudos publicados sobre os benefícios da meditação contínua por todos os anos, inspirou Vox a fazer a pergunta: “Deveríamos ser moralmente obrigados a meditar?

A escritora Sigal Samuel traça a história da investigação científica em meditação e explora se meros 30 minutos de atenção por dia podem torná-la mais altruísta e compassiva com sua família (ela conduziu seu experimento nas férias de dezembro). Por fim, ela se esquiva de sua questão de “obrigação moral”, pois lhe parecia ser uma “maneira judaico-cristã excessiva de pensar sobre isso”. 

Enquanto isso, o neurocientista da Universidade de Wisconsin-Madison, Richard Davidson, acha que devemos ser obrigados a meditar um pouco a cada dia. “Se passássemos tanto tempo cuidando da mente como escovamos os dentes, este mundo seria um lugar diferente“, diz ele. – (A matéria é um pouco longa – provavelmente cerca de 10 minutos, mas vale a pena ler o artigo completo se você tiver tempo.)

Mas, este que vos escreve, também está fazendo um experimento de meditação desde o final do ano passado – e devo documentar por aqui em breve. Se tiver alguma curiosidade que queira saber, aproveite para enviar!

Default image
Julio Moraes
Julio Moraes é empresário e atua na área de estratégia e planejamento em Marketing & Digital há mais de 16 anos e conta com trabalhos em mais de 20 empresas nacionais e internacionais. Atualmente vivendo e trabalhando em Los Angeles e com trabalhos ganhadores do EMMY® - The Television Academy e indicados ao HFPA® Golden Globes.

4 Comments

  1. Estou meditando todo dia há três anos e acho que fiquei mais compreensiva. A meditação me fez enxergar melhor minhas próprias necessidades, medos, inseguranças, e me fez aceitar melhor tudo isso. Quando a gente faz esse olhar generoso consigo mesmo, é natural ter esse olhar para os outros. Passaria horas falando dos benefícios que eu vejo na meditação, mas acho que passaria outras horas falando sobre como não acho que deveria ser uma “obrigação”, muito menos uma obrigação “moral”. Acho perigosa essa ideia de poder definir obrigações morais para os outros. Cada um deve ser livre para achar o seu caminho. Quero saber mais sobre o seu experimento!

  2. Olá Julio!
    Se te interessar, faça também um retiro de Vipassana por 10 dias e nos dê o seu relato. Para mim, foi uma experiência transformadora, que passei a fazer há 3 anos, entre retiros de 10, 3 e 1 dia. Fora a meditação diária em casa.
    Grande abraço e boas experiências!

  3. Estou bem interessado nos resultados. Gostaria muito de saber sua evolução.

    • Obrigado pelo comentário, Francisco! Em breve publico por aqui! 🙂
      Posso adiantar que é um processo de revelação pessoal, mas um pouco mais complexo que isto… 😀 #embreve

Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh