A meditação deveria ser uma obrigação moral?

Com dezenas de novos estudos publicados sobre os benefícios da meditação contínua por todos os anos, inspirou Vox a fazer a pergunta: “Deveríamos ser moralmente obrigados a meditar?

A escritora Sigal Samuel traça a história da investigação científica em meditação e explora se meros 30 minutos de atenção por dia podem torná-la mais altruísta e compassiva com sua família (ela conduziu seu experimento nas férias de dezembro). Por fim, ela se esquiva de sua questão de “obrigação moral”, pois lhe parecia ser uma “maneira judaico-cristã excessiva de pensar sobre isso”. 

Enquanto isso, o neurocientista da Universidade de Wisconsin-Madison, Richard Davidson, acha que devemos ser obrigados a meditar um pouco a cada dia. “Se passássemos tanto tempo cuidando da mente como escovamos os dentes, este mundo seria um lugar diferente“, diz ele. – (A matéria é um pouco longa – provavelmente cerca de 10 minutos, mas vale a pena ler o artigo completo se você tiver tempo.)

Mas, este que vos escreve, também está fazendo um experimento de meditação desde o final do ano passado – e devo documentar por aqui em breve. Se tiver alguma curiosidade que queira saber, aproveite para enviar!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More