Nomes famosos e poderosos que estão investindo em clubes de
futebol

Nos últimos anos temos visto grandes clubes do futebol europeu serem vendidos para investidores multimilionários, ou ainda grandes celebridades do esporte e do cinema. Afinal, um clube de futebol gera receitas consideráveis se contarmos com patrocínios, contratos de televisão, receitas de bilheterias e claro, venda de jogadores.

Nos últimos anos temos visto grandes clubes do futebol europeu serem vendidos para investidores multimilionários, ou ainda grandes celebridades do esporte e do cinema. 

Afinal, um clube de futebol gera receitas consideráveis se contarmos com patrocínios, contratos de televisão, receitas de bilheterias e claro, venda de jogadores. 

O montante só aumenta nos últimos anos, com a maior abertura para as apostas esportivas com plataformas como https://sportsbet.io/pt/sports e também os fan tokens, uma forma de monetização via criptomoedas que pode ser feita de forma segura e rápida.

Para esses investidores ser proprietário de um grande clube de futebol traz ainda o que muitas vezes só mesmo o dinheiro pode comprar: prestígio e status. Ao mesmo tempo, com tanto potencial e dinheiro envolvido, alguns famosos também estão comprando clubes pequenos na baixa para vender na alta.

Vejamos a seguir quem são esses bilionários que se tornaram donos de clubes e buscam não só encher o bolso, mas levantar títulos. 

Andrea Agnelli

Andrea preside o clube italiano da Juventus e faz parte da família Agnelli, dona de uma fortuna colossal e proprietária de nada menos que da Fiat e da Ferrari, além de outras empresas. 

Dietrich Mateschitz

O austríaco Dietrich Mateschitz, falecido em outubro passado, era um dos fundadores da empresa de bebidas energéticas Red Bull e consequentemente o proprietário dos clubes de futebol Red Bull Salzburg da Austria, RB Leipzig da Alemanha, NY Red Bulls e do Red Bull Bragantino, além da equipe de Fórmula 1 Red Bull Racing. 

Elton John 

O cantor inglês Elton John foi o proprietário do clube inglês do Watford por muitos anos, mas atualmente não é mais o acionista majoritário, seus novos proprietários são da família Pozzo, dona do Udinese da Itália.

Ronaldo

O craque Ronaldo Fenômeno possui hoje dois clubes de futebol, o Valladolid da Espanha e o Cruzeiro. 

Nasser Al-Khelaifi

O catariano Nasser Al-Khelaifi é o CEO da QSI (Qatar Sports Investments) e imagem pública do clube francês Paris Saint-Germain, adquirido em 2011. A virada do clube foi enorme, com seguidas conquistas do Campeonato Francês e contratações caríssimas, como Neymar e Kylian Mbappé.

Sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan

O Sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan faz parte da família real dos Emirados Árabes e se tornou famoso ao comprar o Manchester City. Como proprietário do grupo City Football Group ele possui outros clubes de futebol como Melbourne City da Austrália, o New York City nos Estados Unidos,o  Lommel na Bélgica, o Mumbai City na Índia, o Montevideo City Torque no Uruguai, o Girona na Espanha, o Troyes na França e, recentemente, o Esporte Clube Bahia no Brasil.

Stan Kroenke

O bilionário americano Stan Kroenke é o dono do Arsenal da Inglaterra e sua empresa, a Kroenke Sports and Entertainment também possui outros clubes de futebol, basquete e futebol americano.  

Avram e Joel Glazer

O Manchester United, conhecido como “os Diabos Vermelhos”, foi comprado pelo milionário americano Malcolm Glazer em 2005 e veio a falecer em 2014. Desde então passou a pertencer aos seus 6 filhos. A presidência do clube está nas mãos de dois deles, Avram e Joel.

A fase atual do clube é péssima e a pressão dos torcedores para que os investidores vendam o clube é grande. 

Zhang Jindong

O chinês Zhang Jindong, dono de uma grande empresa de varejo na China, é o acionista majoritário da Inter de Milão, adquirida em 2016. 

John Henry

O bilionário americano John Henry, sócio da empresa Fenway Sports Group, além de ser o dono do Liverpool da Inglaterra também possui a equipe de beisebol Boston Red Sox, o jornal The Boston Globe, entre outras empresas ligadas ao esporte.

A Fenway Sports Group possui outros sócios e dentre eles uma figura ilustre do basquete americano, LeBron James que hoje possui 2% em ações do Liverpool.  

Paul Singer 

O Milan é de propriedade do fundo de investimentos americano Elliott Management Corporation, que o adquiriu de um grupo chinês.

Os chineses ficaram no comando do clube italiano por apenas 16 meses depois de tê-lo comprado de Silvio Berlusconi. O sócio majoritário é Paul Singer, em conjunto com outros investidores, como o astro de basquete LeBron James que passa a ser sócio de seu segundo clube de futebol.

Todd Boehly

O Chelsea de Roman Abramovich foi vendido ao bilionário Todd Boehly que também é dono do Los Angeles Lakers e do Los Angeles Dodgers da liga de beisebol americana, além do Los Angeles Sparks de basquete feminino.

Steve Nash 

O ex-astro do basquete americano adquiriu juntamente com sócios o clube espanhol do Mallorca, da Espanha. 

Ryan Reynolds

O ator americano Ryan Reynolds é parte de um grupo que comprou um clube da quinta divisão do Campeonato Inglês, o Wrexham, do País de Gales. O objetivo é reerguer o clube e levá-lo às divisões de elite do futebol britânico. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More