Dois frames que mudaram a velocidade e o timing da comédia

No final da era do cinema mudo, apesar dos projetores já funcionarem com a velocidade padrão de 24FPS (frames por segundo ou quadros por segundo), as cenas eram filmadas a 22FPS para dar mais “vida e energia às cenas”.

Essa pequena acelerada na ação funcionava muito bem com o estilo pastelão das comédias da época, cheias de tombos e trapalhadas e atores com uma expressão corporal intensa, como o Buster Keaton, por exemplo.

22 FPS (BUSTER KEATON)

Oliver Hardy e Stan Laurel (o Gordo e o Magro) eram a exceção a regra.
Preferiam ser filmados a 24FPS mesmo, a velocidade normal, da vida real. Essa diferença, de apenas 2 frames é mesmo muito pequena, quase imperceptível. Mas é gigantesca para a história do cinema e da comédia. Simboliza a mudança do estilo intenso do pastelão para a comédia sutil com timing mais inglês, com deliciosas cenas cheias de silêncios, reações tardias, e pela primeira vez, closes de rostos expressivos ao invés de gente tropeçando. Nascia a incompreensível mágica daquele “nada” que nos faz rir.

24 FPS (OLIVER HARDY & STAN LAUREL)

https://www.youtube.com/watch?v=MTrGk5-oGkU

Quando o som foi incorporado aos filmes alguns anos mais tarde, a comédia dos 22FPS morreu definitivamente, mas não foi problema algum para Oliver e Stan.

Assim como na arte impressa, a comédia aprendeu a valorizar seus “espaços negativos” e a arte de fazer rir nunca mais foi a mesma. E ninguém usava o “nada” tão bem quanto Stan Laurel e sua cara de quem acabou de acordar.

“Comedy is tragedy plus time.”

Carol Burnett
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More