O seu Apple Watch pode ser o primeiro a alertá-lo sobre um possível contágio por Coronavírus, além de outros tipos de infecções como o da influenza por exemplo. Apesar de não ter um recurso ou app específicos para identificar a COVID-19 (e a Apple segue rigorosa nesse vigilância na App Store), o seu watch pode monitorar sua frequência cardíaca, um parâmetro que costuma ser o primeiro a sofrer alterações, principalmente durante o seu sono.
Como o Watch consegue identificar?
Quando você fica doente, seu sistema imunológico libera pequenas proteínas chamadas histaminas, que causam inflamação e a expansão das vasos sanguíneos. Esse processo envia um sinal para o seu cérebro para que aumente o ritmo cardíaco e o volume de sangue enviado para as áreas inflamadas.
Esse aumento no número de batimentos cardíacos durante um período de infecção ou febre é mais perceptível durante o sono e podem servir de alerta ou insight sobre como o corpo está respondendo à doença.
Veja abaixo uma comparação entre um quadro saudável e outro que mostra um aumento na média dos batimentos cardíacos.
Os médicos alertam que, obviamente esse recurso NÃO SERVE como um diagnóstico de COVID-19. Mas pode servir como um primeiro alerta de que seu corpo está iniciando uma batalha imunológica.
Basicamente qualquer aplicativo que monitore seu sono e que tenha registro cardíaco pode servir para este fim. Um dos melhores é o CARDIOGRAM, que está semana atualizou com recursos específicos para este fim.
Outros dispositivos de outras marcas também devem ter aplicativos similares, com monitoramento cardíaco durante o sono. Eu não conheço, mas os comentários estão, como sempre, abertos para sugestões e dicas