O Gambito da Rainha e o olhar sistêmico para as consultorias

A consultoria é só a ponta de um processo que envolve comprometimento da liderança, cultura organizacional, capacidade de aplicação e o próprio contexto da empresa. Quando tudo isso se conecta, xeque mate!

Muito além das questões narrativas ou de atuação (apesar de a crítica especializada estar positivamente entusiasmada), a minissérie O Gambito da Rainha, da Netflix, teve um bom começo, já que contou com a consultoria do grande mestre e campeão de xadrez Garry Kasparov.

Hoje escritor e consultor, Kasparov foi aquele que, em 1996, perdeu o primeiro jogo de uma série de seis para o Deep Blue, computador que levava inteligência artificial da IBM embargada. No final, Kasparov levou a melhor, em um recorde de audiência para a época: cerca de seis milhões de pessoas em todo o mundo.

As disputas entre a lenda do xadrez e os sistemas de inteligência artificial não pararam. Em 1997, em revanche, Kasparov venceu o primeiro jogo. Deep Blue ganhou o segundo e a disputa foi seguida de empates nos outros três subsequentes. Também em 1997, Deep Blue finalmente derrotou Kasparov. Seis anos depois, em 2003, o grande mestre empatou com o Deep Junior, uma derivação do Deep Blue.

Essa relação de Kasparov com os sistemas de inteligência artificial o transformaram em um grande especialista no tema e, no caso da série, teve papel central como consultor. O sucesso da série, até aqui, se deve a múltiplos fatores, inclusive pela atuação da atriz Anya Taylor Joy. Porém, a inserção de um jogo complexo em uma narrativa envolvente, tornou tudo mais interessante.

O que a série tem conseguido até agora é levar termos e discussões que antes estariam restritas ao mundo dos enxadristas, para a cultura popular. Desde o lançamento, em outubro, O Gambito da Rainha vem acumulando feitos. Expressões “como jogar xadrez” tiveram altas de buscas em mais de 300% no Google. No Brasil, dois canais expressivos sobre o tema, o Rafael Chess e o Xadrez Brasil, vêm tendo adesão de 400 novos inscritos por dia nas últimas semanas.

Também se destacaram pesquisas como “melhor jogador de xadrez do mundo”, “campeonato de xadrez”, “ranking de jogadores de xadrez” e “xadrez online”. Mesmo questões mais técnicas como o interesse pelas jogadas, subiu de forma expressiva. A jogada siciliana, por exemplo, é a mais procurada, seguida de gambito da rainha e cheque pastor. Como disse, são vários fatores que remetem ao sucesso da série. Conhecimento profundo do xadrez sem a atuação de Taylor Joy poderia não surtir o mesmo efeito.

No mundo dos negócios, as consultorias possuem papel central nas transformações, recuperações e na criação de muitas empresas. Uma boa consultora ou um bom consultor, metodologias precisas e muito conhecimento de mercado, no entanto, não são garantia de sucesso. Isso ocorre porque a consultoria é só a ponta de um processo que envolve comprometimento da liderança, cultura organizacional, capacidade de aplicação e o próprio contexto da empresa. Quando tudo isso se conecta, xeque mate!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More