Um “Instalivro” sobre histórias da madrugada de SP

Página retrata personagens da noite, como trabalhadores e “rolezeiros”, além de narrar causos de ônibus que circulam entre meia-noite e 4h na cidade

“Instalivro” é o nome de um novo formato de livro criado para o Instagram. Ilustrado pela artista Tuia e escrito por três jornalistas de São Paulo e do ABC paulista, o instalivro “Noturno” narra histórias que acontecem nos ônibus que circulam durante a madrugada na capital paulista. O formato instalivro é parte de um movimento para subverter a lógica do papel, baratear custos e ter alcance maior para autores, em uma época de influenciadores e criação massiva de conteúdo digital.

13 PIZZA 04

Ao longo de três meses, os jornalistas Lucas Alves, Marcos Candido e Rafael Moura produziram uma série de crônicas sobre os personagens da madrugada paulistana: engraçadas e também dramáticas, as histórias mostram pessoas como um motorista que largou a faculdade para dirigir ônibus, uma prostituta que reclama da crise econômica, a única mulher motorista da madrugada e até uma fuga policial feita por um passageiro na tentativa de se livrar de um crime. Todas as histórias são reais.

13 PIZZA 05

A artista Tuia, designer visual na consultoria de inovação Questtonó, criou templates com as histórias que podem ser lidas diretamente nos Stories do Instagram e desenvolveu artes para ilustrar cada uma das crônicas. A ideia é que o livro possa ser lido por qualquer um, a qualquer momento, de graça e na plataforma onde as pessoas mais passam tempo. Tuia também é autora do fotolivro “Diários de uma porteira”, sobre a massiva rotina de cuidar de uma portaria em São Paulo. Foi parceira da Cérebro Surdo Produções, onde desenvolveu capas de discos e identidades para festas de funk, rap e reggaeton e elaborou todos os painéis de “Noturno”. As imagens também ficam disponíveis no Feed do Insta.

Em anexo, a gente deixa algumas imagens de como são as artes e os layouts :)

Instalivro: Tendência de conteúdo troca o papel pelo digital

O instalivro usa a função stories do Instagram para trazer as crônicas de maneira interativa. Basta acessar a conta @cronicasnoturno e ler, como se faz para ver as fotos e publicações de amigos. Já no feed, as chamadas para as histórias são acompanhadas por ilustrações criadas pela designer Tuia, prontas para serem compartilhadas, curtidas e comentadas pelos leitores. A ideia é que o conteúdo seja mais acessível e garanta praticidade ao leitor, que pode inclusive ler enquanto passa o tempo no transporte coletivo. 

O formato instalivro (do inglês: insta novel) é inspirado em um projeto de adaptação de livros da Biblioteca Pública de Nova York, nos EUA. O trabalho foi premiado por adaptar obras com “A metamorfose”, de Franz Kafka, e “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Caroll.

Não é a primeira obra que busca leitores nas redes sociais. Em 2016, a poeta canadense Rupi Kaur ficou conhecida mundialmente a ponto de iniciar o movimento instapoetry, ou poesia criada, pensada e adaptada para as redes sociais. Além de sucesso de vendas na versão impressa, hoje Kaur tem 4 milhões de seguidores somente no Instagram. 

03 PROGRAMA DO ALEM 01 2

“Procuramos editais da Prefeitura para viabilizar o livro na versão impressa, mas além de escassos durante a pandemia do novo coronavírus, vimos que o formato já não fazia tanto sentido. Os leitores estão nas redes sociais, que são usadas de graça, democratizam a leitura e ainda aumentam o alcance da nossa obra”, explica Rafael Moura, um dos autores.

As histórias do Noturno, o ônibus da madrugada de São Paulo

O ônibus da madrugada retratado em “Noturno” opera hoje em toda a cidade de São Paulo, da meia-noite às 4h da manhã. São 151 linhas que oferecem um cenário completamente diferente daquele enfrentado durante o dia – onde há assentos lotados e pressa para chegar em casa. 

Entre as histórias contadas nas crônicas, estão a de um chapeiro de padaria que sofria com homofobia dos colegas e tinha o sonho de viajar para o Canadá, onde imaginava que poderia ser aceito. Também há personagens como um grupo de garçons que apostava tudo o que ganhava no baralho; um passageiro que usou o ônibus para fugir do cerco da polícia; uma mulher que lutou contra uma tentativa de feminicídio; e a de um segurança orgulhoso por ter trabalhado em campo durante uma partida da Copa do Mundo no Brasil, embora não tenha visto o jogo, pois ficava de costas para o gramado. 

“Aquele ambiente vazio e solitário de ônibus da noite se transformava quando a gente sentava para conversar com as pessoas, que se mostraram muito mais abertas do que costumam ser durante o dia. O espaço se tornava um lugar acolhedor e íntimo, o que foi uma das nossas principais descobertas e fez com que pudéssemos coletar relatos bem mais ricos. Tinha muita vida ali’”, diz Lucas Alves, também autor de Noturno.

O instalivro “Noturno” está disponível e aberto a qualquer leitor no Instagram: @cronicasnoturno. Basta seguir e acompanhar pelos stories e no feed. Até o fim de abril de 2021, o projeto vai publicar uma crônica a cada terça-feira.

SOBRE O NOTURNO

Noturno é um instalivro de crônicas com histórias sobre o ônibus da madrugada da cidade de São Paulo.

O livro adaptado para o Instagram traz uma série de relatos que só acontecem no transporte da madrugada e conta a história de diversas pessoas que utilizam o coletivo, como trabalhadores noturnos e jovens rolezeiros. Criada em 2016, a rede de ônibus funciona da meia-noite às 4h da manhã e conta com 150 linhas que conectam todas as zonas da cidade, que fica bem mais vazia e solitária do que durante o dia.  

O livro foi publicado em 2020 e pode ser acessado pelo Instagram: @cronicasnoturno. Ele é escrito pelos jornalistas Lucas Alves, Marcos Candido e Rafael Moura. O projeto gráfico e as ilustrações são da designer Tuia.

SOBRE OS AUTORES

Lucas Alves é jornalista. Foi repórter nas revistas Brasileiros e Fluir e também no portal iG. Colaborou para veículos como VICE, Revista Trip e HuffPost Brasil. Participou de coletivos ligados a temas como educação e juventude e hoje é estrategista de conteúdo da consultoria de inovação Questtonó.

Marcos Candido é jornalista e repórter do UOL. Já foi repórter das revistas Trip e Tpm, com textos publicados nas revistas Piauí e Superinteressante, e também na Folha de S. Paulo. Escreve para a internet desde os 11 anos de idade. Aos 15, era colaborador do caderno Folhateen, da Folha de S. Paulo.

Rafael Moura é jornalista por formação e publicitário por profissão, com trabalhos de texto, ensaios fotográficos e vídeo documental publicados em UOL Tab, revista Piauí e Vice Brasil, com passagem pelo Jornal da Band e rádio Band News. Hoje é planejador estratégico na agência Talent Marcel, antes na F/Nazca S&S.

SOBRE A ARTISTA

Tuia é artista visual, designer e fotógrafa. Publicou o fotolivro “Diários de uma porteira”, com a autora Priscila S., sobre a massiva rotina de cuidar de uma portaria em São Paulo. Foi parceira da Cérebro Surdo Produções, onde desenvolveu capas de discos e identidades para festas de funk, rap e reggaeton. Hoje é designer visual na consultoria de inovação Questtonó.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More