O ponto fraco do Habib’s

A recente ação “Passo o Ponto” foi um sucesso, mas brincou com algo sério.

A última semana de fevereiro de 2021 foi marcada pela possibilidade de o Habib’s ter sido abatido pela crise provocada pela pandemia. Na prática todo mundo desconfiou que era alguma ação de marketing. Mas em se tratando de Habib’s bem que poderia ser verdade, afinal a rede acumula um histórico de lojas fechadas e processos na justiça.

Esse alto volume de pontos repassados é reflexo da estratégia baseada somente em preço baixo. Nela a rede se posiciona como a mais barata do mercado e, caso concorrentes que trabalham com maior valor agregado decidam entrar numa guerra de preços, como a acirrada disputa entre Burger King e McDonald’s, quem perde primeiro é o Habib’s. 

“Antes, com o mesmo valor de um Big Mac, você comprava 16 esfihas. Aí passou a comprar 8. Com a minha vinda como CEO, voltou ao patamar de 16. Entramos na guerra dos preços de forma mais atuante. Por isso voltei”, diz ele ao NeoFeed.

O preço mais baixo do mercado exerce uma atração sobre os clientes, fazendo com que as lojas do Habib’s não tenham que disputar pontos nas melhores localizações, uma vez que os clientes estão dispostos a um deslocamento maior em nome da economia. Orçamentos apertados para alimentação fora do domicílio são uma quase constante na população brasileira.

Portanto os pontos comerciais do Habib’s são bons para a rede e sua estratégia de preço baixo, possivelmente não tão bons para outras marcas. 

Fica a ressalva de que essa é uma análise geral, uma vez que tendo iniciado sua trajetória em 1988, muitos pontos do Habib’s foram abraçados pela expansão urbana e hoje são centrais, assim como existem sim lojas em localizações boas para todo tipo de estratégia que não apenas preço.

Por fim, fica a sensação telhado de vidro da ação promocional que, ao brincar com a dura realidade de diversos outros restaurantes que fecharam de fato, transitou entre o presunçoso e o insensível. Mas acabou funcionando, com grande destaque para o novo serviço de transferência de pontos pelo app Habib’s.

Quer saber mais? Leia o artigo Quanto vale um ponto comercial?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More