LIONS LIVE #4 e #5 | Insights do quarto e quinto dia

Principais ideias do quarto dia do LIONS LIVE. E conteúdo exclusivo para você baixar e dar um grau na sua criatividade.

Juntei os dois últimos dias, pois o quinta dia foi diferente: foram disponibilizados materiais com resumos dos principais participantes, e também os chamados “toolkits” que são materiais muito legais com ferramentas práticas para diversos objetivos: dar um grau na criatividade, exercícios para um pensamento mais reflexivo, escuta ativa, criação colaborativa e muitos outros.

Mas vamos ver o que rolou no quarto dia então:

Se eu puder resumir em uma palavra, resumiria em “repertório”.

Os principais palestrantes do dia (a meu ver, óbvio), contaram sobre suas vidas, em como o pano de fundo de suas histórias acabou sendo pintado por experiências e momentos marcantes que formaram os criativos que são hoje.

E que surpresa boa compartilhar isso aqui no Update or Die!, que tem exatamente um tempero diferente de todos os outros, chamado: formação de repertório.

Cada um deles contaram suas histórias desde a infância, e em como cada experiência e aprendizado vão enchendo o baú cada vez maior de referências, conexões de ideias, experiências e conhecimentos. No final das contas o que tem dentro de nosso baú é matéria prima para nossa criatividade.

Confortável com o Desconfortável

Laura Bambach, presidente e CCO da Grey London, compartilhou sobre como tomou caminhos não convencionais para chegar onde está agora, sendo ela mesma.

Laura Bambach

O que mais marcou em toda fala dela, foi exatamente chegar à conclusão de como a trajetória de sua vida – aparentemente desconexa – foi ganhando sentido na formação de seu repertório. Em como ela se achava diferente das outras pessoas, mas carregou sempre uma paixão pelo diferente, pelo não usual. Foi na propaganda que ela convergiu tudo que viveu e encontrou um solo do qual pudesse florescer toda sua paixão e criatividade.

O mundo é o seu mentor

Rich Silverstein, sócio cofundador da Goodby Silverstein & Partners, também compartilha histórias. Desde a época em que a Apple era uma gravadora, os filmes eram cortados à mão e a tipografia era feita em caixas manuais. Só existiam 3 principais canais de TV e notícias e nunca ninguém teria imaginado falar de Google ou Instagram.

Rich Silverstein

Em sua história de vida, o múltiplo contato com esportes, arte, tipografia, jornais, editorias, arquitetura… foi formando um vasto repertório criativo.

Segundo ele, o caminho para ser mais criativo é inspirar-se em tudo e em todos. “Abra os olhos e os ouvidos para o planeta – para as notícias, seus professores, artistas, cineastas, músicos, designers e arquitetos. Receba com humildade esses talentos. Absorva isso. E então adicione seu próprio eu. Deixe que o mundo, com tudo que ele oferece, seja seu mentor”.

Coloque sua vida em seu trabalho

Se você manja de inglês, o título da palestra foi “Don’t Forget to Let Your Life In”. Vendo com atenção cada palavra e expressão de Jeff Goodby, sócio cofundador da Goodby Silverstein & Partners, o que ficou para mim foi:

Sua vida tem tanto repertório que você precisa colocá-la em seu trabalho.

Jeff Goodby

É assim que Jeff (já estou me sentindo à vontade demais), compartilha sua vida. Cada momento que passou, como sua mãe o levou a museus e teatros, como foi absorvendo tudo do mundo, cada experiência vivida, altos e baixo… tudo somado, gerando mais e mais repertório para a criatividade.

É legal também ouvir como ambos (Jeff e Rich) confiam no trabalho do outro, em como fazem uma excelente dupla.

Para Jeff o texto vem primeiro, só depois a imagem. Já para Rich a imagem vem primeiro, depois o texto. E essa tensão criativa, fora muitas outras complementaridades, os fizeram sócios premiados e reconhecidos mundialmente.

rich and jeff

E o quinto dia?

Agora é que é momento de você clicar, abrir e baixar um monte de materiais.

No site do Lions Live tem mais. A proposta dessa série é exatamente poder fazer uma curadoria do que (a meu ver) é mais interessante, diferente ou relevante. Então aí vão links de conteúdos que eles disponibilizaram também de maneira gratuita. Selecionei 8 principais:

(São em inglês, mas nada impede de copiar e colar num Google Translate).

Conteúdos para você baixar e mandar bem.

1) Lições de Criatividade para 2021. Contém uma suma das principais palestras e ideias dos criativos. Um resumo de insights geral do evento.

2) O grande recomeço. Aqui não é bem para baixar, mas nessa página você vê 8 temáticas importantes para a indústrica criativa refletir, uma vez que 2021 pode ser um ano que eles chamam de “o ano do grande reset”, um ano de reconstrução, revolução, novidades e recomeço. Na página você passa as setas para o lado e navega com mais profundidade sobre cada um dos temas. Um conteúdo riquíssimo para quem quer se manter atualizado com grandes questões da humanidade e da criatividade.

3) Nutrindo sua curiosidade criativa. Um material com os insights mais completos e detalhados de Greg Orme que já postei a respeito na cobertura do primeiro dia. Entre eles “destrua sua câmara do eco”. Para mim foi o palestrante mais relevante de todo o programa.

4) Exercícios para ligar sua criatividade. Lá você vai ver um exercício de aquecimento e mais um que explora o método da Disney de estratégia criativa.

5) Exercite sua escuta ativa. 3 exercícios práticos para fazer em grupo, além de uma explicação sobre escuta ativa e sua importância para ter mais “inputs” para melhorar sua criatividade. Excelente para exercitar mais a empatia, observação, profundidade de escuta e “captura mais ampla” do que as pessoas falam.

6) Exercícios para a colaboração criativa. O mais legal é o exercício 1 chamado: “Sim, e…” onde alguém coloca uma ideia na mesa e em grupo essa ideia precisa ser construída sempre com um “sim” (acolher a ideia), e nunca com um “mas” (reprovação da ideia).

7) Exercite seu pensamento reflexivo. 3 Exercícios individuais e em grupo para você exercitar sua capacidade de refletir sobre determinado assunto ou ideia.

8) Dicas e ferramentas para dar um grau na sua produtividade. Por fim um manual bem interessante repleto de conceitos, matriz de priorização, gestão do tempo, gestão da energia, etc. Também muito rico para você que fala assim: “tô trabalhando muito, mas não estou fazendo nada”.

Você acompanhou o Lions Live?

Conta pra mim o que achou, ou se algo que foi relevante e eu acabei não falando nessa série.

Crescemos mais com cada troca!

😉

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More