Sir Malcolm Campbell (1885-1948) foi um piloto de corridas e jornalista automobilístico britânico, recordista mundial de velocidade em terra e na água em vários momentos durante as décadas de 1920 e 1930, usando veículos chamados Blue Birds, incluindo o famoso Grand Prix Sunbeam de 1921.
Campbell quebrou o recorde de velocidade em terra pela primeira vez em 1924 atingindo 235 km/h em Pendine Sands, no país de Gales, em um modelo Sunbeam V12 de 350HP.
Entre 1924 e 1935 Sir Malcom quebrou nove recordes de velocidade terrestre, com três em Pendine Sands e cinco em Daytona Beach, Flórida. Seus primeiros dois recordes foram alcançados enquanto dirigia um carro de corrida construído pela mesma Sunbeam.
Em 4 de fevereiro de 1927, Campbell estabeleceu o recorde de velocidade terrestre, cobrindo o “Flying Kilometer”, que nada mais é do que um termo automobilístico internacional para tentar estabelecer um recorde de velocidade inserindo o quilômetro medido após atingir a velocidade mais alta possível. Neste caso o recorde ficou em 281 km/h no pássaro azul Napier-Campbell.
Antes de se aposentar, Campbell estabeleceu seu recorde final de velocidade terrestre em Bonneville Salt Flats, Utah em 3 de setembro de 1935 e foi a primeira pessoa a dirigir um automóvel a mais de 300 mph ou impressionantes 484 km/h.
Seguem algumas belíssimas fotografias de Sir Malcolm Campbell e seus gigantescos carros de corridas em diferentes versões do Blue Bird que ele usou ao longo de sua carreira estabelecendo os recordes de velocidade em terra.