“O Alquimista”, de Paulo Coelho, está entre os 10 livros mais traduzidos do mundo

O brasileiro se destaca por ser o único autor vivo no top 10, mostrando um grande potencial para subir ainda mais nessa lista no futuro.

O escritor Paulo Coelho é reconhecido mundialmente como um dos brasileiros mais importantes na literatura contemporânea. A maior prova disso está na presença do livro “O Alquimista” entre os mais traduzidos do mundo, dividindo espaço com clássicos da literatura, como “O Pequeno Príncipe” e “As Aventuras de Pinóquio”. Entretanto, o brasileiro se destaca por ser o único autor vivo no top 10, mostrando um grande potencial para subir ainda mais nessa lista no futuro.

bc846d56 976f 49e6 aa8e 096fd3981e96

Segundo o levantamento feito pela PrePly, site de cursos online de línguas estrangeiras, o livro “O Alquimista” foi traduzido para mais 80 idiomas diferentes, desde o tradicional alemão até o complexo árabe. Isso coloca a obra de Paulo Coelho na 10ª posição no ranking de livros mais traduzidos, ficando logo atrás do clássico “A Tragédia do Homem”, do húngaro Imre Madách. Uma colocação respeitosa, mas que pode ficar ainda melhor nos próximos anos.

Se olharmos os livros desse ranking, é possível notar que o autor brasileiro é o único que ainda está vivo. Nomes como Antoine de Saint-Exupéry, Carlo Collodi, Lewis Carrol e Miguel de Cervantes estão presentes na lista, mas são todos escritores de períodos antigos e já falecidos. 

Isso não quer dizer que as obras da lista vão parar de serem traduzidas, mas sim que Paulo Coelho ainda tem uma carreira pela frente, inclusive lançando mais livros. 

O autor brasileiro de 74 anos ainda está longe dos líderes dessa lista, mas a presença de “O Alquimista” entre os 10 mais traduzidos já é motivo de vitória. Essa obra foi comercializada mais de 60 milhões de vezes, o que a coloca como uma das mais vendidas do mundo. Ou seja, é uma obra-prima da literatura brasileira que precisa ser valorizada. Afinal, o Brasil não é lugar apenas de Clarice Lispector e Machado de Assis, mas também de Paulo Coelho.

Clássicos europeus dominam a ponta

As primeiras posições do ranking feito pela PrePly mostram que a Europa ainda domina a popularidade na literatura. Neste top 10, apenas os Estados Unidos, com o livro “O Caminho para a Felicidade”, de L. Ron Hubbard, e o Brasil, com Paulo Coelho, são os representantes de fora da Europa. Na liderança, por exemplo, está o francês “O Pequeno Príncipe”, com mais de 382 traduções para outras línguas. Um número que dificilmente será batido nos próximos anos.

Quem chega perto é o clássico “As Aventuras de Pinóquio”, com 380 adaptações para idiomas diferentes do italiano. Outros livros conhecidos pelos brasileiros aparecem na lista, como o britânico “Alice no País das Maravilhas” e o belga “As Aventuras de Tintin”. Ambos fizeram muito sucesso por aqui, inclusive por conta da tradução para o português. Ou seja, o ranking faz muito sentido, pois não faltam livros conhecidos entre os primeiros.

Um feito para poucos

O curioso é que autores históricos, inclusive premiados com o Nobel de Literatura, ficaram de fora da lista dos 10 mais traduzidos. É o caso, por exemplo, de Gabriel García Márquez, com o clássico “Cem Anos de Solidão”. O livro do colombiano foi traduzido para 49 idiomas diferentes, e fica atrás de Paulo Coelho. Isso mostra como ter uma obra traduzida em diferentes línguas é uma tarefa difícil, e poucos autores vão poder se vangloriar de ter conseguido isso durante a carreira.

Paulo Coelho é um autor com muito prestígio em todo o mundo, principalmente entre os leitores europeus. Os números da pesquisa da PrePly só comprovam a força do autor, assim como a riqueza de “O Alquimista”, uma obra de leitura quase obrigatória para os amantes de literatura. Além disso, é um livro que merece atenção especial dos brasileiros, pois é a cultura nacional ganhando espaço em outros idiomas. 

Ser traduzido para outros 80 idiomas é para poucos, e o autor nascido no Rio de Janeiro conseguiu esse feito em vida, e pode chegar ainda mais longe se continuar fazendo sucesso com os novos livros.


Imagem Creative Commons de nrkbeta

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More