Parece meme, mas é a bizarra marca que quer substituir o McDonald’s na Rússia

Parece meme. Mas é roubo de propriedade intelectual mesmo, o ativo mais valioso de uma marca.

Você olha para essa imagem e tem certeza que é algum meme sobre o McDonald’s deixando a Rússia. Mas não é.

Por incrível que pareça, a marca Uncle Vanya simplesmente rotacionou os famosos arcos dourados do McDonald’s, puxou uma retinha pra virar uma letra “B” e… blz, acho que ficou ótimo, camarada designer.

imrs

Até agora estou achando que é uma piada, mas segundo o Ad Age, o tal Tio Vanya está indo para o mercado assim mesmo, carregando um logo roubado e tentando preencher o vácuo deixado pelo McDonald’s.

Pelo menos eles podem economizar uma grana remexendo no lixo e salvando uns totens com os arcos dourados sucateados pelos 847 restaurantes que estão fechando as portas. Aí é só afrouxar os parafusos, dar a giradinha e pronto!

E não é piada não, muito será reaproveitado, de pontos comerciais até o material deixado para trás mesmo. Inacreditável.

Isso é um case pra ser debatido em faculdades (e bares), é a legalização de um roubo, de propriedade intelectual alheia, o maior ativo de uma marca. Vale tudo.

FN SQ4AXIAMJK1T
legalização de um roubo

Na semana passada, especialistas em mercado discutiram a possiblidade de a Rússia reabrir os restaurantes que foram fechados após a saída do McDonald’s do país. O ministério da Economia e Desenvolvimento local chegou a dizer, no início do mês, que consideraria a restrição das marcas que tivessem fechado ou interrompido seus negócios na Rússia no período. O órgão também legalizou o roubo de patentes de empresas associadas à países inimigos.

Que tal usar o nome “Big Mac” também? Boooa!

Na teoria, de acordo com a imprensa internacional, os restaurantes reabertos poderiam vender sanduíches com o nome de Big Mac (!!!), mas “não seria o mesmo produto” (ooohhnnn, que ético!). Especialistas acreditam que isso poderia “confundir o consumidor” (hahahahaha), sobretudo quando o McDonald’s reabrir suas lojas e readquirir o controle de sua operação.

Eu acho que deveriam lançar o Big Marx.

Vem de lado, na caixinha.

Remeteria ao Lenin, que assim como o Big Mac, não apodrece nunca.

mcdonalds russia stolen logo 08

É o estilo comunista de marketing, de marcas descaradamente copiadas e falsificadas, imortalizado pela China, e agora também à todo vapor pela Rússia.

O advogado Josh Gerben, especializado em marcas, postou um tuíte a respeito do pedido de registro de identidade visual da rede Uncle Vanya.

O McDonald’s abriu sua primeira loja na União Soviética, na praça Pushkin, em Moscou, em janeiro de 1990. Dezenas de milhares de pessoas passaram horas na fila para sentir o sabor do ocidente. Desde então, muitas pessoas dizem que os Arcos Dourados representam uma aproximação com os Estados Unidos e a globalização.

Assim que a guerra começou, o McDonald’s fechou as 108 lojas que mantinha na Ucrânia, mas levou um tempo para tomar uma decisão sobre a Rússia, o que acarretou pressões. As vendas na Rússia e na Ucrânia representam 9% das receitas totais da companhia, o que já representa um impacto no faturamento. O McDonald’s continuará pagando os salários de seus 62 mil funcionários da Rússia e Ucrânia. Alguns especialistas estimam que a rede perca US$ 50 milhões a cada mês que sua operação russa permanecer fechada.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (107)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More