SXSW 2023: “Who I am not”, um olhar mais profundo para a comunidade intersexual

Documentário é dirigido pela romena Tünde Skovrán e tem Patricia Arquette como produtora-executiva

Um olhar mais profundo sobre uma questão pouco abordada e desconhecida até para muitos de seus próprios integrantes. É o que o procura fazer “Who I am not”, documentário que terá sua estreia mundial no SXSW 2023. O filme, dirigido pela romena Tünde Skovrán e com Patricia Arquette como produtora-executiva, foca-se no universo das pessoas intersexuais, o “i” da sigla LGBTQIA+, em um recorte específico com duas personagens centrais na África do Sul.

Desmistificando o tema, a obra reforça a questão genética dos intersexuais – pessoas que nascem com DNA que mescla o masculino e feminino, manifestado de diferentes formas, inclusive, em alguns casos, na presença de ambos os órgãos genitais. Para entender melhor a história, o documentário acompanha Sharon-Rose Khumalo, modelo e finalista do Miss África do Sul 2016, que se descobriu intersexual apenas na fase adulta; e de Diakatso Sebidi, ativista da causa que se apresenta como homem, sendo praticamente o oposto de Sharon.

“Minha intenção com este filme é convidar o público a se tornar testemunha e participante de como é viver dentro da pele de uma pessoa intersexual. ‘Who I Am Not’ nasce de um longo período de pesquisa, durante o qual trabalhei com pessoas vivendo diferentes experiências intersexuais. Eles assumiram o risco de embarcar comigo em uma jornada desafiadora e emocional. Sharon (ela) foi uma das primeiras pessoas abertamente intersexuais que conheci, e nós nos conectamos imediatamente. Ela estava pronta para compartilhar com o mundo as partes mais vulneráveis de sua vida. A missão de Dimakatso (eles) era dar voz a quase 150 milhões de pessoas em todo o mundo nascidas com traços intersexuais. Quando perguntei a eles por que confiaram em mim para contar sua história, responderam: ‘A comunidade intersexual não se limita à África do Sul. Tem muitas cores e nacionalidades. Isso vai além da divisão homem-mulher, negro-branco, rico-pobre. O filme que você está fazendo é sobre todos nós, e espero que ajude outros entenda que somos um’”, explica Skovrán, que estreia como documentarista com “Who I Am Not”.

Segundo indicado na obra, 2% da população mundial integra a comunidade intersexual.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More