Como apresentar novas ideias? Ouça agora esse episódio do Mission Daily para “atravessar o abismo”

Esse foi o tema desse episódio do Podcast Mission Daily, da CEO da Mission, Stephanie Postles. Ela explica um conceito que chama de “ponte”, que deve ser usado para “cruzar o abismo”.

É muito difícil para as pessoas abraçarem as novas ideias. Sou testemunha disso há décadas porque passei boa parte da minha vida trabalhando por isso. Existe uma ilusão de que “as boas ideias se vendem sozinhas”, o que realmente não é verdade. Pode até acontecer, mas o fato é que as boas e novas ideias precisam ser protegidas porque são como bolhas de sabão em uma fábrica de pregos.

As pessoas vão resistir. Sempre.

A psicologia tem até um nome para o medo de mudanças (se for patológico, como no caso do Sheldon da série “The Big Bang Theory”): a metatesiofobia.

Alguns exemplos notáveis de resistência

  1. Teoria da evolução de Charles Darwin: A ideia de que as espécies se modificam ao longo do tempo por meio de um processo de seleção natural foi considerada controversa e desafiou crenças religiosas e filosóficas da época.
  2. Teoria heliocêntrica de Copérnico: o astrônomo propôs a ideia de que a Terra é que orbita o Sol, e não o contrário. Essa ideia foi inicialmente recebida com resistência, especialmente pela Igreja Católica, que a considerou uma ameaça à interpretação literal das escrituras sagradas.
  3. Invenção do telefone por Alexander Graham Bell: muitos foram céticos em relação à sua utilidade e viabilidade. Pra que isso agora? Alguns acreditavam que a invenção era apenas um truque ou uma curiosidade científica sem valor prático.

E não é uma questão de gente incompetente. Acontece com TODO mundo. Em 1994 o Bill Gates disse que via pouco potencial comercial para a tal da internet. O Bill Gates!

Então, como conectar as pessoas e as novas ideias?

Esse foi o tema desse episódio do Podcast Mission Daily, da CEO da Mission, Stephanie Postles. Ela explica um conceito que chama de “ponte”, que deve ser usado para “cruzar o abismo”. Calma que eu vou explicar.

O que é Atravessar o Abismo?

Geoffrey Moore descreveu pela primeira vez a teoria do “Crossing the Chasm” (“cruzar o abismo”) em seu livro de 1991 com o mesmo nome. A essência é que há uma lacuna entre aqueles que estão ansiosos para correr riscos e experimentar novas tecnologias (os chamados Early Adopter, que são os primeiros usuários das novidades, que certamente é o nosso caso, sei que você é um deles, é o perfil dos nosso leitores e autores) e aqueles que precisam se convencer antes de adotar coisas novas (a galera chamada de “maioria inicial”).

Então, como você superar esse abismo e apresentar novas tecnologia (ou novas ideias de modo geral) para as massas?

Basicamente você precisa entender a diferença entre esses early adopters e a maioria inicial. Esse último grupo quer benefícios práticos, confiabilidade e um histórico comprovado. Eles são mais cautelosos e precisam de mais provas de que uma tecnologia é útil antes de adotá-la.

Como você cruza o Abismo?

Dando o play, pra começar.

Para cruzar o abismo, você precisa mudar sua abordagem de marketing e desenvolvimento de produtos para atender as pessoas onde elas estão. Não precisam ser mudanças dramáticas, mas é uma etapa crucial para levar sua tecnologia às massas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More