Saiba quais são os 5 principais direitos do consumidor

Em comemoração ao Dia do Consumidor, especialista destaca a importância da conscientização sobre os direitos do consumidor .

O Dia do Consumidor, comemorado dia 15 de março, não apenas marca uma ocasião para ofertas e descontos, mas também é um momento para relembrar os direitos do consumidor, que são garantidos por lei e devem ser protegidos em todas as interações de compra e venda. 

Os consumidores desempenham um papel vital no mercado, impulsionando a demanda e influenciando as práticas comerciais. No entanto, para que essa relação seja equilibrada e justa, é fundamental que os mesmo estejam cientes de seus direitos.

“O direito à reparação de danos é igualmente importante. Os consumidores devem ter recursos disponíveis caso algo dê errado com um produto ou serviço, de forma que possam receber compensação justa por danos ou prejuízos sofridos”

Michel Cury, advogado e Diretor Executivo da Rocket Lawyer

Para ajudar nas interações de compra e venda, listamos os cinco direitos do consumidor mais  importantes do consumidor.

Os 5 direitos do consumidor mais importantes

01. Direito à informação: 

direitos do consumidor

Todo consumidor tem o direito fundamental de receber informações claras, precisas e completas sobre os produtos e serviços que está adquirindo. Isso inclui detalhes sobre preços, características, prazos de entrega e condições de pagamento. Os consumidores devem sentir-se capacitados a tomar decisões informadas.

02. Direito à segurança e qualidade: 

Os consumidores têm o direito de adquirir produtos e serviços que atendam a padrões de qualidade e segurança. Qualquer produto defeituoso ou serviço inadequado deve ser prontamente substituído ou reembolsado, de acordo com as políticas de garantia e as leis vigentes. Caso não exista um produto idêntico para reposição, o cliente tem direito a outro produto de mesma qualidade do que foi comprado.

03. Direito à privacidade e proteção de dados: 

Em um mundo cada vez mais digital, é fundamental que os consumidores tenham seus dados pessoais protegidos. As empresas são responsáveis por garantir a privacidade dos consumidores e devem obter consentimento explícito antes de coletar, usar ou compartilhar informações pessoais.

04. Direito à não discriminação: 

direitos do consumidor

Todos os consumidores têm o direito de serem tratados com igualdade e justiça, independentemente de sua origem, gênero, raça, orientação sexual ou qualquer outra característica pessoal. A discriminação de qualquer forma é inaceitável e deve ser combatida ativamente e isso consta dos direitos do consumidor.

05. Direito relacionados a propagandas: 

Os consumidores têm o direito de receber informações publicitárias precisas e não enganosas. As empresas não podem fazer afirmações falsas sobre seus produtos ou serviços, e devem cumprir as regulamentações relacionadas à publicidade.

FAQ

  1. Como posso registrar uma reclamação se meus direitos como consumidor forem violados?
    • Busque resolver o problema diretamente com o fornecedor. Se não houver solução, registre uma reclamação no Procon do seu estado ou utilize a plataforma Consumidor.gov.br. Em casos mais graves, pode-se recorrer à justiça.
  2. Existe algum prazo para desistência de compras feitas online ou por telefone?
    • Sim, o consumidor tem direito de desistir da compra em até 7 dias corridos a partir da data de recebimento do produto ou do fechamento do contrato, garantido pelo direito de arrependimento.
  3. Quais são os direitos do consumidor em relação a produtos defeituosos?
    • O consumidor pode solicitar a substituição do produto, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço. Para produtos não duráveis, o prazo para reclamação é de 30 dias; para duráveis, 90 dias.
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More