Afinal, uso o ChatGPT ou o Google para fazer uma pesquisa?

ChatGPT x Google saiba as diferenças e as características de cada ferramenta. Leia mais aqui.

Muita gente me perguntando: esqueço do Google e uso só o ChatGPT? E a resposta costuma ser: use o ChatGPT para a maioria das coisas.

Os números falam por sí: pesquisadores da Cornell University (fonte: “ChatGPT vs. Google: A Comparative Study of Search Performance and User Experience” baixe o PDF aqui) usaram dois grupos para buscar informações via ChatGPT e o outro via Google Search . O grupo que usou o ChatGPT relatou:

  • encontraram informações 39% mais rápido.
  • respostas mais úteis.
  • uma melhor experiência geral do usuário.

Isso não é novidade: o ChatGPT resume o que precisamos saber em vez de nos enviar vasculhando a Internet em busca de respostas (tipo Google, a bibliotecária da internet).

unnamed
Google? ChatGPT? Ou os dois?

Mas há um problema: o ChatGPT nem sempre está certo. Ele não se preocupa com verificações de fatos, citações e sinalização de erros em prompts.

Portanto, se 100% de precisão é mandatório para você, sugiro que você dê uma conferida no Perplexity AI . É como o ChatGPT feito para pesquisar na internet. Isso significa que você verá citações para cada consulta.

Resumindo as diferenças entre ChatGPT x Google

Existem opiniões divergentes sobre qual é a melhor opção para pesquisas, ChatGPT ou Google Search. Aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados:

ChatGPT:

  • ChatGPT é uma ferramenta de busca conversacional que usa inteligência artificial para fornecer respostas[1].
  • ChatGPT pode ser mais útil para perguntas intermediárias e avançadas, pois pode fornecer respostas mais detalhadas e contextualizadas[1].
  • ChatGPT pode ser útil para projetos específicos ou situações que exigem respostas mais detalhadas[2].

Google Search:

  • Google Search é uma ferramenta de busca tradicional que usa algoritmos para fornecer respostas[2].
  • Google Search é fácil de usar e pode fornecer informações detalhadas e precisas[2].
  • Google Search é gratuito e pode ser mais eficiente em termos de custo[2].

Em resumo, a escolha entre ChatGPT e Google Search depende das suas necessidades específicas de pesquisa. Se você precisa de respostas mais detalhadas e contextualizadas, o ChatGPT pode ser uma boa opção. Se você precisa de informações precisas e detalhadas de forma rápida e fácil, o Google Search pode ser a melhor escolha.

Você também pode usar o ChatGPT e a Pesquisa do Google lado a lado no mesmo navegador seguindo este guia .

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More