Um jeito fácil de entender e aplicar o conceito de “FLOW” na sua vida

Um conceito simples (mas não necessariamente fácil) para você levar para a vida toda.

Em “Flow: The Psychology of Optimal Experience“, Mihaly Csikszentmihalyi apresenta este gráfico mágico, que vai resumir e marcar como o “FLOW” funciona e como você faz para ficar sempre nesse estado de super-produtividade e fluidez criativa. E, claro, envolto nessa sensação que é uma das mais prazerosas.

44b4b290 6946 4052 aba1 7a7713b4995b 2000x1333
Desafio alto e habilidade baixa gera ansiedade. E desafio baixo e habilidade alta gera tédio.

Resumindo, o gráfico trata disso:

Cada atividade que você faz se encaixa em algum lugar deste gráfico, dependendo do quão desafiadora ela é (para você) e como você se vira com as suas habilidades.

O lugar mais gostosinho para se estar, tipo uma banheira quente da mente, é claro que é nesse “FLOW CHANNEL”, ou “o canal onde a gente simplesmente flue, naturalmente”.

Enquanto você se mantiver nesse canal de fluidez, o desafio do que você está fazendo é aproximadamente igual às habilidades que você tem para fazer aquilo.  Especialmente quando você está motivado para fazer algo, é aqui que você experimentará o fluxo e será mais feliz.

Um exemplo: imagine que você resolveu aprender a jogar tênis

No livro,o Csikszentmihalyi usa como analogia o aprendizado do tênis:

Imagine que você está jogando tênis pela primeira vez na vida.

Você está simplesmente tentando passar a bolinha para o outro lado da quadra, por cima da rede.

istockphoto 172273100 612x612 1
tennis ball and net

Neste momento, você provavelmente está experimentando o FLOW, porque o desafio do que você está fazendo está mais ou menos de acordo com o seu nível de habilidade e, portanto, você está se divertindo.

Desse momento em diante, duas coisas podem acontecer: ou você vai para o número “2” do gráfico ou para o número “3”.  

8c063088 8724 44c0 8208 1354d71f5ad7 2000x1336

No “2”, você melhorou suas habilidades. Passar a bolinha por cima da rede ficou fácil. O desafio ficou MENOR do que seu nível de habilidade. Vai bater um tediozinho, que vai tirando você do FLOW.

Agora imagine que você ficou confiante e resolveu convidar outra pessoa para jogar com você. Agora você foi parar lá no “3”. O desafio ficou MAIOR do que seu nível de habilidade. O nível de stress vai aumentar e vai te tirar do FLOW.

Como eu volto para o FLOW?

Dependendo de onde você está, há duas maneiras de voltar pro FLOW:

Se você estiver entediado  lá no “2”, precisará aumentar um pouco o desafio, por exemplo encontrando um oponente cujo nível de habilidade seja mais ou menos igual ao seu.

Se você estiver ansioso  lá no “3”, precisará treinar para melhorar suas habilidades no tênis para conseguir voltar ao FLOW.

Ou seja, o que nos leva ao FLOW é esse ajuste constante entre o DESAFIO e nossa HABILIDADE.

the flow state graphic

Conceitualmente é algo bem fácil de entender e enxergar. Mas, na prática, pode ser um processo complexo e elaborado. Usando ainda o exemplo do tênis, entre os TOP 100 os desafios e as habilidades não ficam muito distantes e o que acaba influenciando são novos elementos, mais mentais e estratégicos e que exigem muito gerenciamento (soft skills podem ser ainda mais desafiadores que os hard skills). Mas uma coisa é certa: que se mantêm mais no FLOW é que ganha os torneios.

Pense nas suas atividades diárias e avalie como você se sai em cada uma delas, usando esse raciocínio do FLOW, e como você gerencia essa gangorra entre o tamanho da encrenca e o tamanho da sua habilidade para enfrentá-la. E não esqueça de buscar sempre desafios maiores e praticar cada vez mais para dar conta do recado e progredir cada vez mais. Update or Die! 😉

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More