Atores temem que estúdios queiram substituí-los por dublês digitais criados com IA

À medida que surgem mais detalhes sobre a greve dos atores, um dos principais pontos de controvérsia entre atores e estúdios parece ser este uso de atores e as performances sintéticas.

Bom, tava na cara que esse dia ia chegar: quando os atores se transformariam em meras skins digitais para serem aplicados sobre dublês. O tema foi inclusive explorado recentemente em um dos epis´dios da mais recente temporada (ótima) de Black Mirror, em “Joan is Awful”.

web format 16
“Joan is Awful”

Inicialmente parecia ser uma ótima fonte de renda sem precisar trabalhar. Mas os atores já perceberam que não é disso que se trata e agora temem que estúdios queiram substituí-los por duplicatas digitais feitas por IA.

À medida que surgem mais detalhes sobre a greve dos atores, um dos principais pontos de controvérsia entre atores e estúdios parece ser este uso de atores e as performances sintéticas.

Ambos os lados têm usado a expressão “inteligência artificial” de forma generalizada, mas o que eles estão discutindo sugere que não seja apenas uma questão de IA, mas também do uso de animação e efeitos visuais.

A Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP), que representa os estúdios e streamers, alega que ofereceu ao sindicato de atores SAG-AFTRA uma “proposta revolucionária de IA” que “protege a semelhança digital dos artistas, incluindo a exigência de consentimento do artista para a criação e uso de réplicas digitais ou para alterações digitais de uma performance.”

Actors strike Digital replicas and powerless actors how artificial
sindicato de atores SAG-AFTRA

O SAG-AFTRA teve uma interpretação totalmente diferente da proposta. O diretor executivo nacional do sindicato, Duncan Crabtree-Ireland, disse na quinta-feira que a AMPTP propôs “que nossos artistas de apoio devem ser capazes de serem escaneados, receber um dia de salário, e as empresas de [cinema] devem possuir esse escaneamento, sua imagem, sua semelhança, e ser capaz de usar isso para o resto da eternidade em qualquer projeto que quiserem, sem consentimento e sem compensação.”

É impossível para pessoas de fora comentarem mais sobre o que a proposta diz ou não diz, já que o conteúdo real só é conhecido pelos negociadores, no entanto, há algo importante a ser considerado aqui.

O escaneamento dos corpos e rostos dos atores em um volume de captura tem sido uma parte padrão da produção de filmes, TV e videogames na maior parte da última década, com performances sintéticas criadas por animadores de efeitos visuais, por exemplo, em Gemini Man, Rogue One e Logan.

Embora seja certamente possível que esses dados de escaneamento possam ser usados para IA no futuro, essas práticas de escaneamento já são comumente usadas em toda a indústria de efeitos visuais. Os estúdios de cinema até expandiram suas atividades de escaneamento para incluir atores de apoio, de acordo com este tweet.

A IA poderia levar a uma expansão desta prática, pois facilita a reorientação de performances de um ator para outro. A questão veio à tona recentemente quando Bruce Willis foi inserido digitalmente em um comercial de um operador de telefonia móvel russo sem participar fisicamente da filmagem. Uma visão geral útil das questões legais em torno deste tipo de trabalho foi publicada na Wired.

O ponto principal aqui é que o SAG-AFTRA está focado em negociar algo que já é prática comum na indústria, o que os coloca em uma posição de negociação fraca. É claro, melhor tarde do que nunca, mas os atores logo podem perceber que estão atrasados na batalha. A Disney, por exemplo, opera uma divisão de ciências de alta tecnologia chamada Disney Research e um grande foco na última década tem sido a inteligência artificial e o aprendizado de máquina. O fato de ambos os lados agora estarem misturando efeitos visuais com IA dificultará a chegada a qualquer tipo de compromisso que favoreça os trabalhadores.

O medo existencial entre os atores de Hollywood de serem substituídos por réplicas animadas não é novidade – veja o clipe de 30 Rock abaixo de 2007 – mas está recém no centro das atenções de todos por causa da greve. Mas quando a comunidade de atores finalmente perceber o progresso já feito em duplicatas digitais e performances sintéticas em Hollywood, eles terão uma grande surpresa.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More