Pesquisa aponta que 78% dos funcionários usam o ChatGPT pelo menos uma vez por dia

Novo estudo explora o uso do ChatGPT no contexto corporativo e mostra que o sistema é a ferramenta de IA generativa mais usada entre os respondentes

O ChatGPT já participa da rotina de trabalho de muitos brasileiros. Pelo menos é o que indica o novo estudo do GetApp, plataforma de comparação de softwares. O sistema foi selecionado por 80% dos entrevistados como uma das principais ferramentas de IA generativa que eles usam para executar atividades do trabalho.

O uso do ChatGPT em empresas

Dos usuários de ChatGPT, 7 de cada 10 (78%) entrevistados empregam a ferramenta pelo menos uma vez por dia, mas há uma variação na frequência: 

  • A maior faixa é a dos que usam o sistema de 3 a 10 vezes por dia (48%); 
  • Também se destacam os que usam mais de 10 vezes por dia, que são 19% dos entrevistados;
  • Em menor proporção, 11% dos entrevistados usam o ChatGPT menos de três vezes por dia (11%).
Frequência de uso do ChatGPT em empresas

O levantamento foi realizado em junho de 2023 e contou com a participação de 479 trabalhadores brasileiros de diferentes setores, de todas as regiões do País. Entretanto, é importante destacar que o estudo se concentra nas respostas dos 384 participantes que indicaram ser usuários do ChatGPT.

“A ampla frequência de uso do ChatGPT pode estar atrelada à percepção que o sistema provoca melhoria nos processos de trabalho. Vale destacar que quase dois terços citaram este fator como um dos principais benefícios de usar a ferramenta”, aponta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo. 

De acordo com Gava, quase metade dos participantes veem a economia de tempo como outro benefício do ChatGPT. “O uso desse tipo de sistema pode levar os funcionários a deixar de lado tarefas repetitivas e se concentrar em outras que tomam mais tempo”, explica. 

Ainda que o uso do ChatGPT já esteja bastante disseminado, ele não acontece sem deixar rastro de insegurança: 93% dos respondentes disseram ter algum tipo de preocupação em torno do sistema. 

O possível uso indevido para fins maliciosos (36%), a violação das informações pessoais dos usuários (34%) e o excesso de confiança na ferramenta para executar tarefas (31%) apareceram como as principais preocupações dos respondentes. 

Maioria avalia cada resposta dada pelo ChatGPT antes de usá-la

Embora o ChatGPT possa ser uma ferramenta confiável, ele também tem suas limitações. É comum que o sistema apresente as chamadas “alucinações”. Trata-se do nome dado às situações em que o sistema gera informações falsas, mas que parecem reais por estarem redigidas de maneira plausível e coerente. 

O estudo do GetApp mostra que quase a totalidade dos respondentes (99%) entende as limitações da plataforma e realiza algum tipo de verificação das respostas em busca de erros e inconsistências.

Destrinchando este número, percebe-se que 62% avalia e verifica meticulosamente cada resposta antes de usá-la. Já 34% realizam algumas verificações, mas não para todas as respostas. E, por fim, 3% verificam os resultados por amostragem, mas não de forma consistente. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More