A Teoria McDonald’s

Teoria McDonald’s: quer receber boas sugestões? Comece dando uma ruim.

A Teoria McDonald’s funciona assim: quando chega a hora do almoço com os colegas e ninguém resolve onde ir, a solução é apelar:

McDonald’s?

Ah não! No Méqui não, né?

Todos concordam que o McDonald’s não é uma opção de jeito nenhum. E sugestões de almoço melhores começam a aparecer. Mágica!

É só começar com a pior ideia possível que as pessoas de repente ficam muito criativas e participativas. Essa é a Teoria McDonald’s: as pessoas são inspiradas a propor qualquer ideia, para afastar as que são obviamente ruins. E assim a inércia é rompida.

*** nada contra o McDonald’s, que adoro. é só pra estabelecer a premissa :) ***

Essa técnica é ótima para usar no trabalho. Projetos começam de maneiras diferentes. Às vezes, você recebe um briefing formal. Outras vezes, você fica veladamente casado com uma ideia há meses ou anos antes de compartilhá-la com sua equipe. Não há um processo definitivo para todo processo criativo, mas uma coisa é certa: o segundo palpite é bem mais fácil e espontâneo (e muitas vezes mais genuíno) do que o primeiro. Sempre.

A Anne Lamott defende os “primeiros rascunhos ruins”, a Nike nos diz “Just Do It”, E a Teoria McDonald’s causa tanta repulsa que faz com que as pessoas rapidamente apresente uma ideia melhor. É tudo a mesma coisa.

Com filhos

Com os filhos pequenos, é uma maravilha. Não há nada que os incentive mais e que proporcione tanta auto-estima do que um pai ou uma mãe dando uma ideia que pode ser facilmente ultrapassada. Só não recomendo usar o McDonald’s nesse caso, porque provavelmente sua ideia será aceita de cara.

“Filho, que tal matar aula e ir tomar café da manhã na casa daquela sua tia-avó que você não vê há 5 anos e que adora te apertar e encher de beijos?”

“Pai, me leva para escola”.

No processo criativo

Outro uso muito efetivo da Teoria McDonald’s é para acabar com o terrível bloqueio do papel em branco. Você é tão auto-crítico que fica alí congelado, esperando “bater a inspiração”. Quem trabalha profissionalmente com criatividade, sabe (ou deveria saber) que isso não existe. Para desempacar, você começa fazendo um nota 3, depois passa para um nota 6 e depois tenta um nota 10. Raramente o nota 10 é o primeiro.

Xô preguiça

Sim, também funciona. O pessoal chama de procastinação, que é uma versão mais sofisticada da preguiça pura, porque a pessoa fica fazendo outras coisas ao invés de fazer o que precisa ser feito. Com a Teoria McDonald’s você também resolve isso. Tá com preguiça de ir na academia? Faz 5 flexões meia-boca, mas aí o corpo já dá uma aquecedinha. E você vai devagarinho encarando a série.

Brainstorms

Eu nnao sou muito fã de brainstorms porque não acho que seja um ambiente fértil para se ter ideias. Mas se você tiver que participar de algum, obviamente a Teoria McDonald’s é um prato cheio. Dê a largada falando qualquer bobagem e contribua assim com o grupo (só tenta contribuir com alguma boa ideia mais adiante para não ficar com fama de quemsó tem ideia ruim, né?).

É preciso uma coragem louca, foco, uma perseverança imprudente para silenciar todas essas dúvidas o suficiente para avançar. Mas é possível, você só precisa começar. Derrube essa primeira barreira e simplesmente coloque as coisas no papel. Não é algo que você deva fazer só na sua cabeça. Bota no papel, bota na tela, tenta esboçar alguma coisa e parta disso.

Você vai começar a perceber que a coisa funciona como um feitiço mágico. Assim que você joga uma bobagem qualquer pro universo, algo incrível acontecerá: você vai estabelecer um sarrafo baixinho, baixinho, umconvite irresistível para ser ultrapassado sem esforço nenhum. E de sarrafo em sarrafo, você acaba quebrando recordes.

Pa-ra-tá-tá-tá…

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More