Nemo e a Baleia: uma parábola aquática

Sem a cultura e mitologia que se criou ao redor deles, Nemo e Dory seriam apenas peixes. Branding, quando bem conduzido, é o que transforma produtos em algo que transcende o seu valor físico. É o que faz peixe virar Nemo e Dory.

Apesar do título, continuo escrevendo sobre os mesmos temas: o papel que as marcas têm em nossas vidas e na vida das empresas. Vocês hão de perceber na sequência.

Trata-se de algo que aconteceu há vários anos, mas poderia ser hoje, de novo. O protagonista da história que vou contar foi o Fernando Jucá, um profissional fora de série, que tivemos o enorme privilégio de ter sido um dos diretores de nossa empresa. E que segue sendo um grande e caro amigo. A seguir a história contada e interpretada por ele.

Ele foi a Chicago para um curso de branding na Kellogg School of Management. Como chegou antes do início do curso, para aproveitar o tempo, fez alguns programas. Um deles foi visitar o espetacular Shedd Aquarium. Um desses aquários que muitas cidades se orgulham e se arvoram em dizer que é o maior do mundo. Aliás, já notaram isso? Nunca estive lá, mas tudo indica que é mesmo fora de série.

O Jucá queria muito conhecer a tal baleia que lá se hospedava. Subiu num elevador, cheio de crianças ao redor dele. E já imaginou o que se passava na cabecinha delas: ver esse maravilhoso cetáceo, um mamífero aquático que só se vê nas aulas de biologia e nos filmes. Parou o elevador, saíram todos. Imaginem o Jucá preocupado em competir com todas as crianças para ver o animal, depois de 8.000 quilômetros de viagem.

Surpresa! O batalhão de crianças saiu saltitante na direção oposta. Ufa! Lá foi ele, sem congestionamento, ver o cretáceo.

Os dois primeiros sentimentos que ele nos relatou. A grandiosidade do animal à sua frente de corpo inteiro, algo que todos deveriam ter o direito de ver uma vez na vida. E o segundo sentimento: com essa maravilha da natureza, porque a garotada iria em busca de uma outra coisa, sem dúvida, menos importante? E ele falando pra si mesmo: “Criança é um bicho bobo, mesmo. Trocar essa baleia por qualquer outra bobagem”!

Intrigadíssimo, decidiu ir em busca da garotada. Não muito longe dali, reencontrou o grupo, amontoado ao redor de um outro aquário. E quase todos, em uníssono, berrando freneticamente: “Nemo! Nemo! Nemo!”

Mais inconformado ainda, com essa suposta ingenuidade da criançada, voltou para o elevador e desceu.
Não lembro quando exatamente, mas pouco tempo depois de descer, ele me contou que seus olhos brilharam: Eureka!

“Ingênuo fui eu! Porque as crianças, muito mais lúcidas que eu, fizeram algo que só o espírito mais livre e inquieto é capaz de fazer.” E aí veio a explicação, que somente alguém com a mente luminosa como a do Jucá é capaz de construir: “As crianças, sabiamente, trocaram algumas toneladas de commodity por 3 centímetros de marca. Bicho bobo sou eu!”

Eu me lembro de ter dito algo assim para ele: não sei se o curso na Kellogg foi bom, mas a primeira aula quem deu foi você. Essa história é inesquecível, por algumas razões muito especiais.

Porque é uma das formas mais inspiradoras de se compreender a força que algumas marcas têm para gerar poderosos laços de encanto e envolvimento.

Em segundo lugar, porque o valor de uma marca está muito menos ligado à materialidade do produto do que se pode imaginar. Sem a cultura e mitologia que se criou ao redor deles, Nemo e Dory seriam apenas peixes. Branding, quando bem conduzido, é o que transforma produtos em algo que transcende o seu valor físico. É o que faz peixe virar Nemo e Dory. É o que transforma arroz em Sepé. Transforma café em 3 Corações. Transforma chocolate em Garoto. Transforma transporte em Águia Branca. E tantas outras “mágicas” como essas. Em outras palavras, branding é quem é capaz de criar percepções e sentimentos diferentes para coisas que, física ou tecnicamente, são muito parecidas entre si.

Jucá, muito obrigado pelo grande ensinamento dessa verdadeira parábola! E desconfiem sempre de conclusões precipitadas sobre supostas ingenuidades infantis.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More