NRF 2024, vibrante em seu segundo dia com com Magic Johnson

Estou cobrindo in loco a NRF 2024, a maior feira de varejo do mundo em Nova York e trago para vocês alguns destaques deste segundo dia de evento.

O dia começou na NRF 2024 com Magic Johnson conversando com o CEO do Walmart nos EUA, John Furner. Ele discutiu as aplicações das lições que aprendeu como estrela do basquete em seu trabalho mais recente como empresário. 

NRF 2024

NRF 2024: De vencer campeonatos a liderar negócios

Não poderia ter uma fala mais inspiradora para abrir o dia, feriado nos EUA, em que se celebra o legado de Martin Luther King Jr. 

Magic falou sobre a importância de ter bons mentores e também bons adversários para prosperar nas quadras e fora delas. Falou sobre seus negócios e de como vem investindo em pessoas e em agregar valor para suas marcas.

Ele tem 14 títulos. Um universitário, cinco na NBA e oito como dono/ sócio de times.

Entre os seus times hoje estão os Los Angeles Dodgers (baseball, MLB), Los Angeles Sparks (basquete feminino, WNBA), Los Angeles FC (futebol, MLS), Washington Commanders (futebol americano, NFL) e da equipe de eSports Team Liquid.

NRF 2024

Falando sobre força de marca e fandom, comentou que ao assinar com os dois maiores jogadores de baseball do Japão em transações bilionárias – Shohei Ohtani e Yoshinobu Yamamoto – os Dodgers devem ganhar mais audiência, mais relevância e mais valor de marca. 

Falou ainda que seus planos são de 3 e não de 5 anos e que acredita que tão ou mais difícil quanto ser o número 1 é se manter como número 1 e que isso demanda esforço, atenção, dedicação e muita vontade. 

Muito carismático, levantou a platéia nessa manhã fria de segunda em Nova York.

NRF 2024: The Visionary 2024, Ed Stack, aprendendo com os erros no negócio de varejo esportivo

NRF 2024

Em um papo com o CEO na NRF Matthew Shay, o executivo Ed Stack, Executive Chairman da Dicks’s Sporting Good, nomeado na noite de ontem como o destaque do ano, na premiação Visionário 2024.

Ed contou como o negócio foi fundado por seu pai usando as economias da sua avó, cerca de 300 dólares que ela guardava na lata de biscoitos. E de como, em sua gestão, saiu de 2 lojas para mais de 800.

Falou sobre as duas vezes em que quase quebrou. Falou sobre os altos e baixos de todos os negócios e de como se aprende mais com os erros do que com os acertos. E deu um conselho: quando perceber que errou ou que está errando, pare na hora. 

Contou sobre decisões importantes que se sentiu na obrigação de fazer como banir a venda de armas das suas lojas. E falou que para ele estas nunca foram decisões difíceis pois colocam as pessoas em primeiro plano e tem muito claro qual a sua cultura e quais os seus valores.

Falou muito sobre esse conceito de servir bem as pessoas. E de devolver para a comunidade na forma de programas de fomento e desenvolvimento do esporte em comunidades mais carentes e parcerias com escolas. Fala que já ajudou mais de 2 milhões de crianças com mais de 100 milhões de dólares neste tipo de programa.

NRF 2024: Ulta Beauty, buscando entender e atender os entusiastas de beleza

NRF 2024

O CEO da Ulta Beauty falou sobre como tem se dedicado a entender e poder atender todos os tipos de clientes nas suas lojas. Dos 8 aos 80.  E com diferentes relações com a categoria. 

Enfatizou como a conexão humana ainda é o aspecto mais importante do seu negócio mas também sobre como tem investido em novidades. Afinal, o segmento de beleza é sobre novidades, inovação e auto expressão.

NRF 2024

Falou de como vem buscando novas formas de conexão com os clientes. De como o seu app – desenvolvido a partir da compra do Glam – virou um hub de relação com a marca. Comentou sobre IA e sobre as possibilidades de personalização. Mencionou o seu chat com IA e de como a inteligência artificial tem trazido funcionalidades interessantes para testes com coloração de cabelo e maquiagem.

Citou também seus investimentos em beauty tech, através de seu fundo Prisma Ventures que vem investindo em diversas startups como Haut.ai, Adeptmind, Revea, e ReStyle. de como estão testando com robôs manicure (e extensores de cílios (LUMM Precision Lash).  

Para fechar, falou sobre como as gerações Z e especialmente alpha são mais ligadas em beleza e comentou sobre tendências das novas gerações, muito inspiradas pelas práticas do TikTok, como a sobreposição de diferentes fragrâncias criando uma nova e de o uso de produtos em diferentes camadas dentro da mesma premissa de personalização.

Um papo breve mas que trouxe muitas referências e muita inspiração.

NRF 2024: Geração Z na ótica de 3 grandes marcas: Spotify, McDonald’s e H&M

NRF 2024

Neste vibrante painel os executivos das 3 marcas falaram sobre os mitos que envolvem a Gen Z e sobre como é perigoso tentar classificar e rotular essa geração.

Falaram sobre como esta é uma geração marcada por ambivalências – querem economizar mas gostam de poder gastar, são ativistas mas gostam também de ficar na sua e gostam de produtos locais mas cultuam marcas globais.

Outro aspecto que desmistificaram foi o fato de que apesar de serem nativos digitais e terem no digital uma facilidade, essa geração gosta de comprar nas lojas. Gosta de ter experiências. E valorizam registros vintage, mesmo que não tenham vivido várias destas eras que cultuam.

Comentaram sobre a importância de observar, acompanhar e entender os movimentos culturais. O Spotify falou muito disso e mencionou sobre o Culture Next, seu estudo anual sobre o tema.

H&M e McDonald’s falaram sobre acompanhar movimentos e criar os seus próprios. O executivo do McD comentou que a projeção para 2030 é que o consumidor de fast food/ QSR tenha menos de 25 anos.

Então é parte do negócio acompanhar.

NRF 2024: Retail Disruptors e a inovação transformando o varejo

NRF 2024

O presidente do Shopify, Harley Finkelstein, bateu um papo animado com a fundadora da BÉIS, Shay Mitchell, e a CEO da Glossier, Kyle Leahy.

Abriu falando sobre como era impressionante que marcas com tão pouco tempo de vida – 5 anos no caso da BEIS e 10 no caso da Glossier – tenham revolucionado tanto os seus mercados.

Comentou da capacidade da BEIS em tornar uma categoria sem graça (bagagens) completamente sexy e sobre como a Glossier consegue criar hype e fila na porta a cada lançamento de produto.

NRF 2024

Kyle comentou que no caso da Glossier a comunidade se formou muito antes de qualquer coisa. A marca nasceu de um blog. E conseguiu criar um tripé poderoso que envolve ecommerce, conteúdo e comunidade. E de como a missão era mudar o jeito que as pessoas de todas as idades veem a beleza. Criaram conexão emocional e uma marca que vai dos 8 aos 80.

Aos poucos a Glossier entendeu que ser uma marca de venda direta ao consumidor era uma circunstância e não um elemento que definia a marca. Passou a operar no varejo físico, que é muito mais que uma loja mas centros de experiência e de encontro da comunidade. E passou a ser vendida no multimarca. O ecossistema evoluiu mas a crença continuou a mesma.

No caso da BEIS, a conexão se dá através de projetos de colabs, pop-ups e ativações, como o BÉIS Pop-Up Motel no The Grove, Los Angeles em 2022 e BÉIS Hotel em Vancouver e Dallas em 2023.

Captura de Tela 2024 01 15 as 22.16.07 1140x643 1

Terminaram o papo falando de como o futuro do varejo não é digital mas em todo lugar; omnichannel, onde o consumidor está. 

Além disso assistimos outras palestras bacanas, como a da Stephanie Linnartz, primeira CEO mulher de uma marca de esportes, a Under Armor (entrevistada pela jogadora da WNBA Diamond Miller) e um painel sobre retail media com Walmart e Walgreens e muito mais. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More