NRF24: Referências e muitas inovações no último dia da maior feira do varejo mundial

O último dia da NRF 2024 foi cheio de palestras inspiradoras. E trazemos um breve resumo das que mais nos despertaram curiosidade e interesse

O último dia do NRF BigShow 2024 foi cheio de palestras inspiradoras. E trazemos abaixo um breve resumo das que mais nos despertaram curiosidade e interesse:

Saks e a evolução do mercado de luxo

00.NRF24 b

Marc Metrick, CEO da Saks, fez um talk inspirador mostrando como a marca tem sido consistente em fazer mudanças para atender aos seus clientes. Disse que isso não é novo na história da Saks. Quando mudaram da Herald Square para a 5a avenida foi para seguir os seus clientes. E agora com o digital não é diferente. Hoje o digital é o centro de gravidade da Saks.

A COVID foi um catalisador disso mas não o único fator. Mas um aspecto interessante apontado por ele é que não parece ter havido uma migração de canal: o online cresceu mas as vendas nas lojas também. A Saks com o digital passou a ser consumida por mais gente.

Disse que no mercado americano a Saks tem 100% de awareness. É uma questão mesmo de ampliar a consideração. 

Comentou que pessoalmente acha o movimento de venda de ítens de luxo usados (o “resale”) interessante para o mercado de luxo. Facilita quem não tem acesso e torna mais fácil também as pessoas comprarem com menos culpa: compram já sabendo que podem revender e não vão perder muito com isso.

 Falou ainda que o consumidor de luxo não é um único consumidor. Há o “core luxury consumer” e o “emerging luxury consumer”. Esse emergente amplia a relação com a marca à medida em que se torna mais maduro e avança na carreira.

Cultivando uma cultura empresarial voltada para o propósito

Captura de Tela 2024 01 16 as 22.30.08

Arianna Huffington abriu essa conversa falando muito sobre estresse cumulativo e sobre como ela viveu um estresse profundo e um burnout e isso a inspirou a fazer algo sobre o tema. Hoje tem a Thrive e busca inspirar as pessoas a mudarem de hábitos. Dormirem melhor, se alimentarem melhor, se movimentarem, se conectarem com os outros e gerenciarem o estresse. 

Falou como o bem estar é um multiplicador de produtividade e como a criatividade e o prazer ajudam a viver uma vida melhor.

Depois abriu para um papo interessante com a CEO da Honest Company, Carla Vernón, e com a CEO da Signet Jewelers, Gina Drosos, que por muitos anos esteve à frente da marca Olay da P&G. Falaram de uma série de aspectos interessantes como os nãos que aprenderam a dar para o mundo corporativo como mulheres e sobre a importância de uma boa rede de apoio para dar conta da família e de uma carreira.

Contaram como muitas vezes nas suas carreiras fizeram escolhas que não envolviam necessariamente um cargo melhor ou um salário maior mas muitas vezes tinha a ver com aprender algo novo, se desafiar e, especialmente, fazer algo que faz sentido. 

As forças que movem o varejo global, as tendências por Andrea Bell, da WGSN

00.NRF24 c

Andrea Bell é a VP de consumer insights da consultoria WGSN e suas apresentações são sempre de tirar o fôlego. Hoje não foi diferente. Em uma sucessão de slides super recheados de referências, foi falando de algumas tendências.

Na palestra 2026 – the year of redirection trouxe as tendências organizadas em lentes batizadas de STEPIC – Sociedade, Tecnologia, Meio Ambiente, Politica, Indústria e Criatividade.

00.NRF24 d

Sociedade – Age Of Spectrum

00.NRF24 e

Falou um pouco sobre o impacto da idade e dos demográficos. Enquanto na Ásia a população envelhece, nos EUA há cada vez mais jovens morando com os pais. Congelamento de óvulos cada vez mais frequente e novas configurações de família. Falou sobre como precisamos desafiar a crono-normalidade. E trouxe exemplos interessantes como a australiana Femme, que tem produtos para mulheres de 9-99 anos e da Fresh Sends, que trabalha com presentes para ocasiões diferentes (adotar um cachorro, se divorciar…). 

Tecnologia – Intentional Tech

00.NRF24 f

Em meio a um período de rápidas mudanças surge a necessidade de uma abordagem mais equilibrada e intencional da tecnologia e um fim à desinformação viral. Ela comentou sobre o crescimento do Metaverso e do Gaming, do mercado de humanos virtuais e dos impactos disso no entretenimento, educação e na saúde. Citou a dificuldade em identificar o que é real e o que não é e comentou exemplos como o da Adobe, que está identificando as imagens geradas artificialmente. 

00.NRF24 g

Da mesma forma o  Google e o TikTok introduziram um novo sistema de rotulagem para imagens geradas por IA em um esforço para promover uma melhor alfabetização midiática entre o público.

Meio Ambiente – Eco-Responsabilidade

As atitudes em relação à crise climática mudaram de urgência para emergência, e os consumidores agora estão exigindo responsabilidade. Para construir confiança, as marcas precisarão abraçar e recompensar os esforços éticos sem o greenwashing. Mencionou projetos como o Plastic Bank da Revlon e marcas como a Early Majority, uma marca que combate o consumismo e que só permite comprar 12 produtos por ano. 

00.NRF24 h

Política – Tensões Geopolíticas

00.NRF24 i

Alianças regionais e novas tecnologias estão desafiando o domínio das grandes empresas e da globalização, mas nivelar o campo de jogo em um mundo de crescentes desigualdades continuará sendo uma questão complexa em 2026. Falou das muitas eleições em curso e de como as coisas podem mudar no mundo nos próximos anos.

00.NRF24 j

Mas trouxe também interessantes como a da canadense Pizza Pizza que resolveu congelar seus preços e dos supermercados Carrefour na França que resolveram identificar para os clientes as marcas que encolheram os produtos e aumentaram os preços (Shrinkflation).  Alguns dos produtos expostos foram as marcas de chá Lipton Ice Tea, a marca de chocolates Lindt e a marca de sorvetes Viennetta.

00.NRF24 k

Comentou ainda sobre como a IA está transformando marcas locais em fenômenos globais e isso vai do Mr. Beast aos podcasts do Spotify agora traduzidos em tempo real graças ao AI Voice Translation

Indústria – Consumo Polarizado

00.NRF24 l

À medida que as divisões econômicas e políticas crescem, mais pessoas gastarão com base em seus valores. Ela citou exemplos curiosos como o Patriot Mobile e a Public Square que além de representarem ideologias, financiam suas causas. 

00.NRF24 m

Criatividade  – Construção de Novos Mundos

ageBDpW03tImYVkEzwkyk 0811023 RKP ai 3

A palestra tinha que terminar para cima. Então o último tópico foi o mais inspirador. Imaginar novos mundos é algo essencial para nos ajudar a construir melhores soluções para o futuro. Em 2026, a imaginação será valorizada como uma habilidade necessária de vida e negócios.

Para ilustrar esse ponto, Andrea Bell trouxe uma campanha brasileira do Itaú Unibanco, que imaginou seleções que nunca existiram. A campanha criada pela Galeria.ag fez uso da Inteligência Artificial para imaginar e criar imagens das possíveis jogadoras do Brasil nas décadas de 50, 60 e 70, dando a elas o reconhecimento e protagonismo no esporte que não tiveram em seu tempo.

00.NRF24 n

Enfim, foi uma apresentação muito vibrante essa da WGSN. E que fez todo mundo sair pensando no futuro sob novas lentes.

Coming to America: o que podemos aprender com as marcas chinesas nos EUA

Outra palestra que surpreendeu demais foi a do @retailgeek Jason Goldberg, que fez um talk incrível sobre as marcas chinesas. Ele conta que, diferente do passado onde as marcas simplesmente eram fabricadas na China e exportadas para todo o mundo, agora elas também contam com um forte trabalho de marketing e branding.

00.NRF24 q

Jason, que é também Chief Commerce Strategy Officer do Publicis Groupe fez uma palestra muito interessante mostrando basicamente como duas marcas – Shein e Temu (uma empresa do Pinduoduo) estão mudando os paradigmas do ecommerce americano e superando marcas consagradas como a Target em visitas e pouco a pouco em performance de vendas.

00.NRF24 p

E de são marcas que crescem com o envolvimento orgânico dos consumidores nas mídias sociais. Falou de como constroem confiança, gamificam a experiência e estão conseguindo ganhar espaço e preferência.

00.NRF24 s

O poder da imaginação e o poder do design acessível

Captura de Tela 2024 01 17 as 06.58.50

Para fechar as palestras da NRF teve Drew Barrymore dividindo o palco com o CEO e fundador da Made by Gather, Shae Hong .

Drew ficou conhecida mundialmente muito jovem ao protagonizar a menina Gertie no filme E.T. de Steven Spielberg . Em 1995, ela criou sua própria produtora, Flower Films. O talk show de Drew, The Drew Barrymore Show, estreou em 14 de setembro de 2020, com a quarta temporada sendo retomada em outubro de 2023. Em junho de 2021, Drew lançou uma revista, ‘DREW’.

Além da extensa carreira de Drew no cinema e na televisão, Drew também é o fundador da Barrymore Brands. Em 2013, Drew lançou a FLOWER Beauty, uma empresa de cosméticos. Drew adicionou óculos, casa, crianças, ferramentas de cabelo e tinta à sua marca. Em 2021, Drew apresentou a BEAUTIFUL, com belos eletrodomésticos de cozinha, que são comercializados em 2.500 lojas Walmart em todo o país e online. Em 2 de novembro de 2021, Drew lançou seu primeiro livro de estilo de vida com Pilar Valdes, “Rebel Homemaker: Food, Family, Life.”

Captura de Tela 2024 01 17 as 07.02.12

Falou de criar marcas que se conectam com as pessoas e do quão poderoso é quando você empreende em algo que faz sentido para você.

Enfim, palestras eletrizantes e inspiradoras, cheias de referências e inovação para fechar estes 3 dias intensos de feira. Espero que tenham gostado. Pretendemos dividir ainda mais desta experiência através de outros post e de papos com nossos clientes e parceiros.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More