Chef Otto: 6 lições de conteúdo muito além da cozinha

Influenciador com mais de 100 milhões de visualizações mensais mira empreendedorismo e produção além da própria figura

No fim de dezembro, fui convidado para conhecer e experimentar algumas receitas do Chef Otto, um dos principais influenciadores ligados à culinária e gastronomia na internet brasileira. Somente no YouTube, sua plataforma prioritária, ele já ultrapassa os 5 milhões de inscritos e as 100 milhões de visualizações mensais – oferecendo prioritariamente vídeos mais longos (com média de 10 minutos), na contramão da maioria dos conteúdos semelhantes dentro e fora do seu nicho.

Entre bolinhos de costela, ovos perfeitos com molho hollandaise e crème brûlée de laranja, Otto contou um pouco da sua história e, principalmente, das suas ambições além da “profissão influencer”. Começando a cozinhar com a vó e tendo seu primeiro contato com o público ao produzir e vender molho pesto de porta em porta em Sorocaba (SP), sua cidade natal, seu principal objetivo atual é ser “apenas” o maior canal de gastronomia do YouTube no Brasil.

Porém, o que pode soar como deslumbramento de um jovem que conquistou o sucesso muito cedo tem por trás um perfil bastante maduro. Aos 21 anos, ele já vem de longa data investindo em uma operação robusta de produção, visando inclusive a terceirização da expertise e capacidade criativa para outros talentos. E enxerga no empreendedorismo o futuro dos criadores de conteúdo – “afinal, nada pode depender da minha imagem e da minha presença para sempre”.

Durante a conversa, foi possível captar alguns temperos especiais dessa receita de sucesso – e que podem ser usados de exemplo não só para outros creators, mas por profissionais e marcas de diferentes tamanhos e segmentos. Alguns estão aí:

Fazer bem é diferente de fazer bom conteúdo

Otto contou que já se considerava muito bom na cozinha desde bem jovem. Porém, que demorou bastante para se tornar muito bom também em produção de conteúdo. Um dos principais aprendizados, segundo ele, é ter com as palavras, a captação e a linguagem o mesmo cuidado e dedicação para aprendizagem que tem com o preparo dos alimentos.

“Cada palavra importa. Então, quanto mais direto e sucinto você consegue ser, mais funciona. É muito melhor do que ficar enrolando”.


Valor primeiro, resultado depois

Funcionava na venda do seu molho pesto, oferecido somente depois da receita ideal, e funciona mais ainda hoje, segundo ele, para o sucesso de seu conteúdo: é preciso primeiro conquistar a confiança e o interesse da audiência para, só depois, pensar em qualquer abordagem comercial.

“O resultado vem se a gente não tentar vender primeiro, mas sim gerar valor antes”.

Não tenha medo das ideias ruins

Dentro da sua equipe, Otto incentiva encontros frequentes para troca de ideias, sugestões e conversas gerais (pensou em brainstorm, né, jovem publicitário?). Mais do que chegar rapidamente nas melhores, porém, o importante em processos assim é não tolher a liberdade criativa de quem participa.

“Sem julgamentos. Podemos ter ideias ruins, mas abrimos espaço para todas elas. Muitas vezes são delas que vem as boas depois. Por isso, todas as ideias são bem vindas”.


Ter uma boa equipe é fundamental

Desde cedo, Otto percebeu que ter que fazer tudo significaria não conseguir fazer nada com a dedicação necessária – o que geraria gargalos de prazo e qualidade. Com isso, passou a atuar para atrair, incentivar e ajudar a formar talentos em diferentes áreas. Primeiro, com amigos próximos; depois, com especialistas. Hoje, tem como principal foco suas receitas e ideias de vídeos, deixando os demais processos, da produção ao comercial, com os 10 colaboradores fixos do time, além de outros plugados sob demanda.

“Para ter bons vídeos, precisamos de bons roteiros – e eu não consigo me dedicar a isso hoje. Quando tenho uma boa ideia, eu divido com os roteiristas, o editor de vídeos curtos, o de vídeos longos, e cada um assume sua parte”.


O futuro dos criadores de conteúdo está no empreendedorismo

Chef Otto já se prepara para ser mais do que um canal de conteúdo, mas uma marca própria. Afinal, se o sonho de muitos seguidores é experimentar sua comida, é só por meio de produtos ou serviços que isso pode acontecer. Apesar de sua principal receita vir de patrocínios e parcerias com marcas atualmente, na pauta já estão o desenvolvimento de molhos, temperos e material de merchandising.

“Muita gente está fazendo conteúdo sobre tudo e é cada vez mais fácil fazer. Não tem espaço para todo mundo. Então, acredito que o futuro está sim no empreendedorismo”.


Referências além do seu universo

Não adianta ficar focado na retroalimentação, vendo apenas o que se faz lá fora no universo da gastronomia, os canais culinários de sucesso etc. Para evoluir seu conteúdo, Otto garante que uma das ações mais efetivas foi perceber o que outros criadores estavam fazendo tanto em formatos e linguagem quanto em soluções criativas.

“Para ser mais autêntico, é importante ter suas maiores referências fora do seu nicho”.

Os bolinhos de costela; tostada com ovo perfeito e molho hollandaise; e o crème brûlée de laranja preparados durante o encontro
O bolinho de costela; a tostada com ovos perfeitos e molho hollandaise; e o crème brûlée de laranja preparados durante o encontro
Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More