Niceaunties: o universo surreal da arte AI

Niceaunties nasceu da vontade de representar eventos e fenômenos sociais difíceis de capturar, em especial as memórias de familiares da artista e os comportamentos charmosos e peculiares de seu círculo cultural.

Bem-vindo ao fantástico mundo de Niceaunties, onde a cultura das “tias” em comunidades asiáticas é celebrada de maneira alegre e surreal. Esta iniciativa artística, criada por uma artista de Singapura, utiliza inteligência artificial (AI) e mídias digitais para criar vídeos e imagens chamativas que retratam as figuras mais velhas de uma forma nunca antes vista.

Raízes Culturais e Inspiração

Niceaunties nasceu da vontade de representar eventos e fenômenos sociais difíceis de capturar, em especial as memórias de familiares da artista e os comportamentos charmosos e peculiares de seu círculo cultural. O projeto ressoa de maneira positiva, reformulando a ideia muitas vezes negativa atrelada ao termo “tia” na cultura asiática.

Processo Criativo com AI

A artista inicia conceitualizando a ideia central ou a emoção que deseja projetar, utilizando depois programas de AI para texto-imagem, como Midjourney e DALL·E, para explorar o conceito. As imagens são aprimoradas e processadas em software de animação, e as sequências são editadas em vídeo. A música e a narração também são criadas com o auxílio de ferramentas de AI.

Impacto Cultural e Social de Niceaunties

Através da arte, a artista visa empoderar as mulheres, imaginando uma realidade alternativa onde as tias podem perseguir suas paixões livremente. A artista explora temas como envelhecimento, beleza e liberdade pessoal, adotando um tom leve e divertido.

Niceaunties

Recepção e Engajamento

As obras rapidamente conquistaram seguidores no Instagram e no YouTube, sendo até exibidas em feiras de arte como ZONAMACO e tendo uma exposição solo prevista para ocorrer em Berlim. As reações ao seu trabalho são em sua maioria positivas, com a comunidade se envolvendo e apoiando a visão singular da artista.


A influência da arte AI de Niceaunties vai além da estética, alcançando o emocional e o mental, proporcionando uma atividade liberadora para a mente e a alma. Sua presença no Instagram serve como um diário público, onde processos criativos são compartilhados com uma comunidade que valoriza o apoio mútuo entre artistas.

Para mais informações sobre o trabalho e as exposições de Niceaunties, visite o Instagram da artista.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More