Bookstores: um documentário para te incentivar a ler um pouco mais

Tantos livros, tão pouco tempo, mas todas essas horas gastas no celular

Essa miniatura do vídeo do YouTube pode te enganar, mas esse é um bom filme. São 38 minutos de um bom argumento sobre por que deveríamos ler mais, com direito a passeios visualmente estonteantes por algumas das mais bonitas livrarias do mundo e algumas dicas de como aproveitar melhor a leitura.

https://www.instagram.com/p/Bwmd4xFnak7/

Uma das dicas mais provocativas, a meu ver? A que demonstra que estamos gastando tempo demais lendo notícias ou passeando por timelines de mídias sociais. Se pudéssemos nos controlar só um pouquinho (falei sobre estratégias de detox digital na matéria de capa da revista Galileu de fevereiro, inclusive), poderíamos dedicar parte deste tempo para, veja só, ler um livro.

image 1

Apesar de falar sobre a velocidade de leitura ou o tempo necessário para conseguir deslanchar um pouco mais no consumo de literatura (spoiler: se você conseguir encontrar 30 minutos por dia, ou fizer uma maratona de cerca de 2 horas aos finais de semana, já dá pra fazer milagres!), o ponto principal que fica do filme de Max Joseph é que literatura tem a ver com experimentar as sensações da narrativa. Até quem lê super rápido às vezes ES-CO-LHE ler devagar para saborear melhor a narrativa. Não sou eu dizendo, é o leitor mais rápido do mundo, segundo o Guiness.

Ao final do filme, também há a grata surpresa de ver tomadas lindas de uma representante brasileira entre as mais bonitas livrarias do mundo, segundo Joseph: a livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em SP, aparece enquanto Ruth Simmons, doutora em literatura pela universidade de Harvard, explica que o segredo é usar a literatura como um momento de meditação. “Pode inclusive ser um tipo de meditação forçada, se você não tiver a disciplina para meditar”, brinca Simmons.

https://www.instagram.com/p/Bw0Fz20n2-R/

Ficou interessado, ou talvez angustiado por não saber como começar a retomar o hábito da leitura? O Lifehacker tem algumas dicas, desde começar com livros curtos até dicas de livros que combinam com o tipo de seriado ou filme que você costuma assistir.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More