Livros para descobrir: “Sismógrafo”, de Leonardo Piana

Finalista do prêmio Jabuti e São Paulo de Literatura, o romance é uma ótima estreia do autor mineiro.

Em “Sismógrafo” (Editora Macondo, 248 páginas), de Leonardo Piana, Edu volta a sua cidade natal para entregar algumas fotos do amigo e namorado, que faleceu. Seu encontro com a mãe de Tomás acontece somente nas últimas páginas do livro, mas durante o curto período em que permanece em Andradas, no interior de Minas, ele faz uma espécie de estudo geológico do corpo masculino. Isso porque o corpo do outro – e agora a ausência – ainda é para Edu um território tectônico, desconhecido e perigoso, cuja movimentação racha o alicerce onde foi construído quem ele é.  

Antes de Tomás, os abalos que Edu sentia dentro de si podiam ser controlados. Mas foi a partir de uma conversa entre as “piscinas sujas do Clube Rio Branco” que o tremor ficou mais intenso. O detalhe das condições físicas do lugar não é por acaso. Essa “sujeira” vai categorizar o desejo de Edu (“me deitei ao seu lado, sobre a sujeira de um concreto muito confortável”), suas relações familiares (“mãos sujas feito as mãos do meu pai”), escolares, sua intimidade com Deus, e, sobretudo, a dívida com a própria cidade (“um menino sujo improvisado como tudo naquele lugar”). 

sismografo 3 1 873d8f3e32c50e5d2026bb01a8dec8f0

Andradas é um personagem inescapável do romance. Bastante católica, ao longo do livro a cidade posiciona-se como um deus onisciente e onipresente, regendo este retorno de Edu na forma de uma procissão invertida: o adulto não volta em busca de perdão para o menino interior, mas para desobstruir seus pecados. Nesse romance de formação, o estudo geológico do corpo masculino, conforme dito, é feito da união entre o homem e a sua terra. 

Para bancar o peso dramático mantendo distância das convenções do gênero – ou dos rótulos – o autor intercala os capítulos entre a adolescência e maturidade do personagem, criando um registro delicado, livre de observações comuns mesmo quando a dinâmica das experiências de vida, como viver o primeiro amor, é repetida.

“Já não me arrasaram mais os pecados infantis: a imaginação não alcançava (eu tratava de me convencer todos os dias de que não alcançariam nunca, em Andradas) o ato, mas era, isso sim, incomodado pela frequência com que se manifestava aquele bicho voraz até percebê-lo comum entre os meninos da minha idade”.  

EGCXMFH5EZICHCEAOFTCN6VXE4
Leonardo Piana, autor de Sismógrafo

Se a descoberta da paixão é parte do desenvolvimento de Edu, seu isolamento me parece um tema ainda mais forte. Há um fato na história – também envolvendo uma foto – que maximiza o drama do personagem. O deboche e a tortura dos outros garotos, o relacionamento estranho com os pais, os acontecimentos inerentes à puberdade e a falta de tato social para lidar com o ambiente hostil ficam cada vez mais intensos. Leonardo Piana trabalha o elemento fotográfico desse “álbum” como um mapa para localizar as sensações de Edu entre passado e presente, e equiparar a geografia de Andradas em um tipo de sentimento. As descrições minuciosas são as coordenadas para fazer esse jogo ficcional difícil até o fim.

Durante boa parte da leitura de “Sismógrafo”, me lembrei dos versos de outra autora, Ana Miranda, que escreveu: “E quando ali retornarmos, verás que nunca nos fomos. Pois o lugar onde estamos, o lugar onde estaremos, é sempre o lugar que somos.”

Tal investigação de Leonardo Piana vai pela mesma estrada: de Andradas, ou outro lugar de origem, não dá pra fugir. Você perceberá o terremoto de qualquer ponto do mundo. Mas depois que o tremor passa, algo sempre há de nascer debaixo dos escombros. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More