Filósofo revisita mitos e símbolos que traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente

81BP2CAF6NL. AC UF10001000 QL80

Muitas das lendas criadas para explicar fenômenos naturais e sociais vividos pela humanidade no decorrer da História seguem provando sua influência na sociedade moderna. Mitos clássicos volta e meia ressurgem na cultura pop, e símbolos antigos, como a mandala, continuam ligados ao cotidiano. O filósofo João Paulo Martins explora estas manifestações no livro Grandes Símbolos das Civilizações, publicação da Hanoi Editora.

A obra faz parte da coleção Comentários sobre o Simbolismo em Grandes Obras e, além de apresentar ao leitor um repertório histórico, propõe reflexões sobre a importância de preservá-lo e revisitá-lo para formar e renovar aprendizados. Por mais antigos que sejam, interpretar mitos e os símbolos que os constituem, adaptando-os para a realidade moderna, ainda se prova uma fonte valiosa de conhecimento.

Mas se, atualmente, temos uma ciência avançada para explicar o mundo, por que os mitos são importantes e despertam tanto interesse ainda hoje? (…) Há a transmissão de uma mensagem, mas não é uma mensagem totalmente explícita. Essas características dos símbolos parecem falar para o nosso aspecto intuitivo e possibilitam compreensões que levariam muito tempo para obtermos por meio do raciocínio.

(Grandes Símbolos das Civilizações, p. 12-13)

Muitos dos conceitos e palavras trabalhadas no livro já sofreram ressignificações ao longo do tempo – a própria palavra “mito”, por exemplo, que hoje pode representar uma mentira. É também o caso de “avatar”, termo usado atualmente como sinônimo de ‘usuário’, mas que deriva da filosofia indiana e representa uma entidade superior. A Roda da Vida budista, as mandalas e os yantras, e o simbolismo dos animais em tradições diversas, sobretudo no Egito, também são abordados.

Segundo a filósofa Lúcia Helena Galvão, que prefacia a obra, a forma meticulosa e didática do autor para descrever as várias histórias as torna fluidas e cativantes, não só de fácil compreensão como também agradáveis de acompanhar. Grandes Símbolos das Civilizações reúne explicações simples de momentos, conceitos e culturas complexos, que resumem experiências universais mesmo estando distantes tanto no espaço como no tempo. Uma leitura para refletir sobre a natureza humana e aprender com as marcas que ela deixa na Terra.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More