O vídeo de aniversário do Gil

No imaginário popular o Brasil é, em sua essência, o vídeo-homenagem aos 78 anos de Gilberto Gil: alegre, colorido, otimista, miscigenado, plural.

Relação confusa essa que temos com a bandeira do Brasil e a camisa da nossa seleção. Quando sentimos orgulho do país, vestimos e hasteamos cheios de orgulho e tinta: no carro, nas ruas, nos estádios, no pico da cordilheira mais alta. No imaginário popular e no inconsciente coletivo do último século, o Brasil é, em sua essência, o vídeo-homenagem aos 78 anos de Gilberto Gil: alegre, colorido, otimista, miscigenado, plural.

É Chico com Ivete, Nando com Emicida, Djavan com Lenine. Jorge Ben com Lulu, Milton com Silva, Iza com Zeca Pagodinho. É o agudo de Caetano, o grave de Frejat, a rima de Rael, a rua de Fióti, a ladeira de Daniela. O sorriso de Alcione, a leveza de Marisa, a força de Margareth, a onipresença das Fernandas e todos nós sabemos que é muito, muito mais.

Sim, a pandemia e o isolamento social nos deixam saudosos da nossa essência: o carinho, o abraço, as piadas, as brincadeiras e danças juninas com a fogueira que aconchega o calor do quentão e crepita ao som da sanfona encantada que não costuma falhar.

E se ao assistir esse vídeo você conseguir abstrair, nem que seja por por 4 minutinhos, tudo que houver de rancor, temor e vergonha de seu país, lembre-se serenamente de que sim, às vezes a fé também tá pra morrer, triste na solidão. E que tanto pandemias quanto governantes ruins causam seus estragos, mas passam.

Já a música, a arte e o verdadeiro significado do que é ser, vestir e hastear Brasil – desprovido de maniqueísmos, terraplanismos e de ódio – ficam para sempre. Certo ou errado, a fé vai onde quer que eu vá. A pé ou de avião. Mesmo a quem não tem fé, a fé costuma acompanhar.

Saravá, Gilberto Gil.
Avuá, liberto Brasil! 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More