Cultive Gratidão

Mesmo nesses tempos estranhos, lembrar de ser grato pelo que esta ao seu redor pode fazer toda a diferença que precisa para continuar seguindo.

Na semana passada, participei de um seminário organizado pela UCLA Alumni Association chamado “Mindfulness at Thanksgiving: Cultivating Appreciation and Gratitude in Your Life.” A sessão contou com a participação de Clyde Boiston, que nos conduziu a uma meditação guiada, e falou sobre os inúmeros benefícios de adicionar mais gratidão às nossas vidas.

Percebi que muitas vezes não consigo reconhecer as muitas coisas na vida pelas quais devo ser grato. Minha mente prefere se fixar nas coisas que faço e que não considero boas o suficiente, e por isto acabo esquecendo de tudo aquilo que produzi, ajudei a criar, apoiei, os reconhecimentos que vieram de terceiros, entre outras coisas que podemos – lamentavelmente – deixar passar desapercebido no dia a dia.

No final da sessão, Boiston abriu o chat do Zoom para as pessoas responderem a uma série de perguntas sobre as coisas que apreciam na vida. Por exemplo, “O que é algo que lhe traz alegria quando ao ar livre?” Nós, estranhos no bate-papo, descobrimos que podíamos pensar em literalmente dezenas de coisas simples pelas quais ser gratos: um pôr do sol, ar fresco, um parque na rua, sons naturais da vida acontecendo.

Boiston também leu uma série de poemas e mensagens inspiradoras com o objetivo de nos ajudar a cultivar a gratidão. Encontrei uma versão de um deles, enfatizando o quanto a maioria de nós deve ser grata. “Se você tem comida na geladeira, roupas no corpo, um teto sobre a cabeça e um lugar para dormir, então você é mais rico do que 75% deste mundo.” Os problemas do mundo são maiores lá fora, mas você entende o ponto.

A gratidão não é apenas uma questão de perspectiva, e não é sobre reconhecer que você tem coisas mais ou melhores do que os outros, mas de não dar por garantidas as coisas que você costuma fazer – ou tem. A dica é fazer uma pausa e pensar sobre qualquer uma das coisas pelas quais você é grato, mesmo que por um momento. Melhor ainda, escreva-os se tiver tempo. Estudos têm mostrado que escrever coisas pelas quais somos gratos, ou escrever uma carta de agradecimento a outra pessoa, causa mudanças positivas mensuráveis no cérebro. É ótimo compartilhar gratidão com os outros, mas é benéfico mesmo que você guarde para si mesmo aquilo pelo que é grato. Dê uma chance.

Nota: A UCLA Alumni Association gravou a sessão, mas ainda não fez o upload em seu canal no YouTube. Vale acompanhar para quando estiver disponível.


A foto acima é da Ann Chen, que pintou um mural no The Gateway, um complexo comercial e de entretenimento ao ar livre localizado no centro de Salt Lake City – US.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More