A trajetória de 9 redes sociais

Uma mídia social pode se transformar, mas pode ser relançada com sucesso?


Lembra do MySpace? E do Friendster ou Bebo? Na curta história da internet muitas plataformas de mídia social alcançaram a fama antes de desaparecerem. O site www.chartr.co mapeou o volume de pesquisa do Google para 9 delas desde 2005 para apurar quando cada uma atingiu seu máximo de atuação. 

Para as plataformas mais antigas, os gráficos oferecem poucas surpresas – subidas e quedas acentuadas à medida que foram substituídas e esquecidas. Algumas, como o TikTok, ascendem como um foguete. Outras, como o Reddit, tiveram um caminho mais suave. Desde seu lançamento em 2005, a plataforma não teve picos de popularidade como Facebook, Instagram ou Snapchat, mas durante esses 15 anos o interesse pelo Reddit sempre aumentou. Prova do sucesso aconteceu há uma semana quando a empresa levantou US$6 bilhões em investimentos. 

No entanto, a trajetória mais interessante é a do Twitter. Em 2015, o número de pesquisas diminuia e a empresa não conseguia atrair novos usuários. Para a maioria das plataformas de mídia social, essa é geralmente uma via de mão única: uma vez que o declínio começa, nada consegue reverter o processo. Mas para toda regra há exceção. Talvez tenha sido a eleição do presidente Trump, que usou o Twitter com mais intensidade do que qualquer líder mundial até então. Ou, então, simplesmente porque seu conteúdo é publicado muitas vezes antes de outras redes. Seja qual for a razão, o Twitter mudou as coisas e voltou a crescer. Dados recentes revelam 192 milhões de usuários ativo na plataforma, um aumento de 27% em relação ao ano passado. 

Fica aqui a questão final: uma mídia social pode se transformar, mas pode ser relançada com sucesso? Logo descobriremos, porque é exatamente isso que os fundadores do Bebo irão fazer ainda mês. Quem navegar, verá.

87FB68C4 5A6D 48EA 8BE2 9A8CBE9D0552
Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More