Krampus, o acompanhante do Papai Noel que tocava o terror

Krampus acompanhava o Papai Noel na noite de Natal, e era responsável por levar as crianças que se comportavam mal durante o ano. Parece assustador, mas era um personagem cômico.

efc6809c3552e52e2f5733dfc03a76378e4c6a222467c0aa808ef8246a5f10e7 V SX1080 1

Há long long time ago, o Natal que a sociedade moderna conhecia não era este conjunto relativamente moderno de costumes que são traçados todos os anos desde os anos 30 do século XX: Papai Noel gordinho, renas, presentes embaixo da árvore, meias penduradas com cuidado. Este Papai Noel que conhecemos surgiu com a Coca-cola e se popularizou após a segunda guerra, para acalentar os pequenos baby-boomers.

krampus update or die 07
Krampus levando crianças malcriadas e momento da delação premiada do menino

Ok, e esse Krampus? O personagem pagão é o santo padroeiro da Rússia, Grécia e da Noruega e um velho centenário da mitologia nórdica. (já assistiu Vikings?)  Segundo o folclore, o diabo com chifres e patas de bode fez parceria com o alegre e velho Saint Nick ou São Nicolau, um bispo que ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças no século XVII. Os cristãos costumavam celebrar uma festa para o São Nicolau que acontecia sempre no inverno (do hemisfério norte, claro).

krampus update or die 08
A tradição do saco do Papai Noel, um velho legado

A lenda funcionava da seguinte maneira: Todos os anos daquele período, no início de dezembro, as crianças da Áustria e países vizinhos se preparavam para São Nicolau visitá-las. Se elas foram boas, ele as recompensaria com presentes e doces. Mas se elas foram más, receberiam muito mais do que um pedaço de carvão – teriam que enfrentar Krampus que aparecia todos os anos, precisamente no dia 5 de dezembro, para perseguir crianças malcriadas e talvez até “arrastá-las para o inferno” (terrorismo raiz!). As versões europeias de São Nicolau há muito tempo têm personagens assustadores, como Belsnickle e Knecht Ruprecht, que distribuem punições similares. Krampus é um desses personagens que vem do folclore da região nórdica, onde tem assustado crianças e divertido adultos por centenas de anos.

krampus update or die 05 1
Celebração Krampuslauf na Alemanhã em 2016 – Santa Claus ou Papai Noel e vários Krampus

Krampus poderia ser visto correndo pelas ruas durante a celebração Krampuslauf – literalmente, uma “corrida Krampus”. O momento era uma maneira de assustar as crianças para se comportarem em suas trivialidades do cotidiano, e de certa maneira, uma diversão para os homens adultos desabafarem e darem boas gargalhadas enquanto corriam bêbados atrás da molecada. Isso parecia ser divertido!

krampus update or die 06
O livro de Al Ridenour explora a lenda do bicho-papão mítico que inspirou até um filme de Hollywood
krampus update or die 015
Papai Noel em três momentos: Com Krampus, Antes da Coca-Cola e o Atual

O nosso bom velhinho de traje vermelho dos dias de hoje ainda carrega algumas similaridades com o monstrengo centenário, como o hábito de carregar um saco de presentes, que naquele período servia para levar as crianças mal educadas, e quando há um diálogo entre o Papai Noel e uma criança, o velhinho sempre pergunta se ela se comportou bem durante aquele ano. Um resquício quase genético do mito.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More