54 trabalhos que devem virar Leão no Cannes Lions 2021

Maior e mais importante premiação da indústria criativa no mundo, o Cannes Lions volta em 2021 após um breve recesso de 1 ano por conta da pandemia da COVID-19. Com isso, os trabalhos que seriam inscritos na edição anterior, assim como aqueles desenvolvidos nesses últimos meses, convergem nessa nova edição, que acontece (ainda virtualmente, e não na tradicional sede na Riviera Francesa) entre 21 e 25 de junho.

Como tenho feito ano a ano (este é o quarto), me arrisco aqui levantando alguns dos principais trabalhos que acompanhei no último ciclo, entre os que fizeram barulho com o público e na mídia, e que demonstrei potencial de conquistar os cobiçados Leões. Vale, como sempre, reforçar que não tem a ver com os meus preferidos ou torcida, mas sim com um certo padrão e potencial de acordo com as categorias disponíveis, o momento atual e a experiência que os 12 anos de cobertura in loco ajudaram a construir.

Este ano, a tarefa é ainda mais difícil, já que certamente a pandemia aflorou novos conceitos, abordagens e cuidados que vão se embaralhar na cabeça dos jurados – que além de tudo não terão a importante oportunidade de discutir pessoalmente, numa sala fechada, sobre cada um dos principais concorrentes. Mas como o objetivo aqui é levantar grandes trabalhos, que servem de inspiração criativa independentemente dos troféus conquistados, vale o exercício. :)

Este ano, separei um total de 54 cases, sendo 34 gringos e 20 brasileiros. Abaixo, os devidos links, imagens e uma breve descrição. Se eu esqueci de algum que está entre os seus favoritos, deixa lá nos comentários que depois do festival a gente volta aqui para ver quem ganhou!

Moldy Whopper

David Miami (+Ingo e Publicis Espanha) para Burger King

Talvez a maior barbada da edição. Nasceu em fevereiro de 2020, já como favorito para Cannes daquele ano, mas a pandemia adiou o mérito na competição. Mesmo assim, ao contrário do próprio sanduíche, o tempo não deve deteriorar a ideia – que reforça os ingredientes naturais do Whopper, com o clássico “What a difference a day makes” de Aretha Franklin como trilha, e ainda dá uma cutucada no concorrente McDonald’s. Certamente leva Leão. Pode anotar.

https://www.youtube.com/watch?v=oSDC4C3_16Y

Wombstories

AMV BBDO (Londres) para Bodyform (Essity)


O case da marca Bodyform, traduzido como “Histórias de útero”, vem papando prêmios anteriores e não deve ser diferente em Cannes. Depois de trabalhos premiados como “Viva la Vulva” e “Blood Normal”, a marca traz um filme de 3 minutos que mistura live action e animações, contando histórias reais de mulheres que querem ou não querem ter filhos, que sofrem com o período menstrual e menopausa, entre outros casos.

This Girl Can

FCB Inferno (Londres) para Sports England

Muitos cases desta lista, por motivos óbvios, vão abordar o universo feminino e a pandemia. “This girl can” é mais um que faz isso, unindo os dois assuntos com maestria, em esforço do Sports England – órgão público do Reino Unido que incentiva o aumento das atividades físicas. O trabalho mostra como mulheres de diferentes corpos, hábitos e condições fazem para se manter ativas, mesmo com todos os obstáculos, incentivando a mais delas fazerem o mesmo.

Boards of Change

FCB Chicago para a cidade de Chicago

Nascido após movimentos como o Black Lives Matters como forma de garantir que a população (especialmente a negra) tivesse voz também nas urnas, a cidade de Chicago iniciou Boards of Change, que usou placas de compensado que tampavam lojas durante a pandemia, grafitadas com mensagens de protesto, para formatar cabines de votação, espalhadas pela cidade com um QR code que facilitava cada cidadão a se pré-registrar para votar. Ganhando notoriedade gigante na mídia americana nacional, a iniciativa ajudou Chicago a bater recordes no número de novos registros e de votantes no ano passado.

Back to School Essentials

BBDO NY para Sandy Hook Promise

Uma campanha de volta às aulas que parece tradicional e bonitinha, até virar um soco no estômago. Inspirada no assustador índice de violência com armas nas escolas, em mais uma tentativa de diminuir a necessidade doentia que os americanos têm de portar armas. É daqueles filmes que não passam despercebidos – e os jurados devem sentir isso também.

Donation Dollar

Saatchi & Saatchi Austrália para The Royal Australian Mint

Com menos dinheiro físico circulando, aquela moedinha que virava doação também foi desaparecendo, e com isso as entidades que dependiam delas para sobreviver tiveram impactos gigantes em faturamento. E como muita gente só lembrava de doar quando as tinha na mão, a Casa da Moeda da Austrália materializou esse lembrete em uma moeda de verdade, com valor real, mas que não passa despercebida quando vai para a mão dos novos donos. Em volta, todo um projeto que tenta levar para um costume fixo (mesmo que virtual) de doações para entidades carentes. Design e ativação num belo combo.

True name

McCann Nova York para Mastercard

Quase impossível imaginar quando não se passa por isso, mas o simples uso do cartão de crédito em um estabelecimento pode ser o ponto de partida para o preconceito contra uma pessoa trans. Afinal, até então, o que aparece gravado nele é nosso nome de batismo, que muitas vezes não é o qual essa pessoa se identifica. O projeto da Mastercard tornou possível e simples para os clientes definirem qual o nome desejam em seus cartões, ação traduzida em um comercial explicativo, protagonizado por atores transgêneros e não-binários, mostrando que, para eles, um “cartão seguro” muitas vezes tem um significado muito mais profundo.

The call

The Bloc (Nova York) para EmpowHer NY

Existe preconceito na voz? Soa absurdo, mas ele também está entre nós. Este trabalho da ONG EmpowHer NY mostra na prática como uma pessoa de nome e voz tipicamente negra tem um tratamento de saúde diferente que alguém de voz e nome branco, mesmo por telefone. Choque de realidade passando na timeline.

Life needs truth

Droga5 Nova York para o New York Times

A vida precisa de verdade. E a verdade contada pelas lentes e palavras dos jornalistas do New York Times é a inspiração para uma edição impecável traduzida no comercial “Life needs truth”, com muitas dessas histórias compiladas nos dois minutos de filme. Forte concorrente.

Don’t do it

Wieden+Kennedy Portland para Nike

Em meio ao estouro do Black Lives Matter, dos protestos e da alta na discussão sobre o racismo e a violência contra negros, especialmente nos Estados Unidos, a Nike se destacou ao transformar seu posicionamento em um filme minimalista com uma feliz e pertinente conexão com seu principal conceito, transformando o clássico “Just do it” em “Don’t do it”. Simples e direto.

The Uncensored Library

DDB Berlim para Reporters Without Borders

Em muitos países, a imprensa não tem a liberdade necessária para contar as histórias que precisam ser contadas. Com controle de conteúdo e da internet como um todo, fica difícil ao público ser informado com idoneidade. Para minimizar isso, o Reporters Without Borders usou o Minecraft, um dos jogos mais populares do mundo, para criar no ambiente online personalizável uma livraria onde esses conteúdos poderiam ser acessados sem qualquer censura, mesmo quando jogado em países como Rússia, Vietnã e alguns do Oriente Médio. Criatividade e tecnologia a favor da informação e da liberdade.

Drácula

BBC Creative para BBC

Ah, a criatividade no outdoor. Neste trabalho, criado pela in-house da BBC para divulgar a estreia da nova temporada da série “Drácula”, um painel nas ruas de Londres não parecia nada demais durante o dia, além da chamada tradicional e algumas estacas cravadas na tela. Com o escurecer, porém, a luz instalada estrategicamente fazia a sombra das estacas criar a imagem do protagonista. Outra simples e impactante ação, que deve brilhar em Outdoor Lions.

Michelob Ultra Courtside

FCB Nova York para Michelob Ultra

A pandemia obrigou os esportes a atuarem com quadras e estádios sem o que há de mais importante para o espetáculo: os torcedores. Outro case que une criatividade e tecnologia, o projeto desenvolvido para a cerveja Michelob Ultra, em parceria com a Microsoft e a própria NBA, deu um jeito interessante de levar essa audiência para dentro dos ginásios novamente, dando outro tempero ao basquete americano no ápice da pandemia por lá. Briga forte por troféus.

Enjoy before returning

Publicis Milão para Diesel

O pesadelo de muitas marcas de vestuário é ver o público comprar seus produtos, usar, devolver e pegar o dinheiro de volta – coisa impossível no Brasil, mas muito comum em outros países. Já a Diesel encontrou uma maneira sensacional de continuar gerando desejo de marca, transformando o texto da política de devolução em manifesto numa pegada punk rock, além de ilustrar como muitas pessoas supostamente usam as roupas nessa pegada. A mensagem final tem tudo a ver com o posicionamento deles: “Lembre de aproveitar antes de devolver”.

You Love Me

Translation LLC Brooklyn para Beats by Dr. Dre

Você ama a cultura negra. A voz negra. O ritmo negro. O esportista negro. Mas… você ama o negro? Uma forte reflexão em um lindo filme para a marca de fones Beats by Dr. Dre.

https://www.youtube.com/watch?v=F5IOifrgyoY

Best enjoyed vertically

DDB Chicago para Starburst Swirlers

Um comercial relativamente comum, no esquema nonsense americano, das balas Starburst – agora em versão barra vertical. A diferença está no motivo do nonsense: assim como o novo produto, o filme também foi produzido “na vertical”. Uso criativo e produção bacana da questão das telas, especialmente visando o mobile. No fim, tudo se explica.

The new National Anthem Edition

Impact BBDO Dubai para o jornal An Nahar

Uma campanha de empoderamento feminino vinda de um jornal no Líbano, capaz de sugerir uma importante mudança no hino do país e mobilizar milhares de mulheres e homens na causa, nas ruas e na mídia. Forte o suficiente para inspirar e levar alguns Leões para o país árabe.

The Oreo Doomsday Vault

The Community Miami para Oreo

Esse é daqueles cases para desacreditar que a marca foi tão longe. Inspirados em um tweet, preocupado com o futuro de Oreo se um meteoro atingisse a Terra, a marca criou um abrigo igual aos que guardam sementes fundamentais para nossa sobrevivência, em caso de um acidente real como esse, situado em um deserto gelado na Noruega, para guardar a receita de Oreo. Tudo 100% real (até que se prove o contrário). A exposição e conversa gerada a partir daí já vale um prêmio.

Courage is beautiful

Ogilvy Londres para Dove

Um dos cases mais emblemáticos nascidos com a pandemia, “Courage is beautiful”, de Dove, colocou os rostos marcados dos profissionais de saúde em destaque ao redor do mundo, em diferentes mídias. Pode não ter sido a primeira marca a fazer isso, mas foi a que fez da forma mais bonita e efetiva, ficando ela também marcada nesse importante momento para a comunicação.

San Francisco Symphony Dynamic Typography

Collins para San Francisco Symphony

Um case belíssimo de tipografia para brilhar no festival: a reformulação de toda a identidade da orquestra sinfônica de San Francisco, agora adaptável e dinâmica, para ser personalizada e aplicada de diversas maneiras. Deve chamar atenção dos júris de branding e design.

SFSymphony 1
SFSymphony 2 1
SFSymphony 3 1

You can’t stop us

Wieden+Kennedy Portland para Nike

Categoria tradicional de “Filmes de Nike”, em mais uma preciosidade. Tela dividida para unir atletas profissionais e amadores, de diferentes modalidades, cores, classes, orientações sexuais e necessidades especiais. Edição impecável e digna de prêmio.

Francesa

Publicis Milão para Diesel

Mais um de Diesel, mais uma bela obra. Essa inspirada em uma história real de alguém que nasceu menino, se identificava menina e tinha como sonho ser… não vou contar para não dar spoiler a quem não assistiu ainda. Vale o play, e vale prêmio. :)

Verizon Fortnite Stadium

R/GA NY para Verizon

Em 2021, como em todo ano (mesmo com público liberado), um número bem limitado de pessoas tem acesso ao estádio que recebe o Super Bowl. Para ampliar essas possibilidades, de uma forma ainda mais interativa, a Verizon simplesmente levou a arena em questão para dentro do jogo, com diversas ações especiais para serem realizadas pelos players. Tudo para reforçar a comunicação de seu 5G. Craft e pertinência na medida.

Pitvertising

Clemenger BBDO (Sydney) para Rexona

Onde colocar o logo do patrocinador? Que tal no lugar ideal para o seu produto? Foi o que a Rexona fez na Austrália, mirando o sovaco dos árbitros, que invariavelmente precisam levantar os braços para fazer suas indicações. Exposição no campo de jogo, nas transmissões e, claro, na mídia pela originalidade – pode até parecer óbvio, mas, então por que não fizeram? :)

Carnival Simulator

Circus MediaMonks para Cerveza Águila (AB Inbev)

A pandemia impediu os colombianos de irem à rua na Batalha de Flores, tradicional Carnaval de Barranquilla, com belíssimos desfiles. Para não deixar passar a festa em branco, a Cerveja Águila garantiu que a festa acontecesse, mesmo que no ambiente virtual. O evento foi adaptado e montado com detalhes na plataforma do game de PC American Truck Simulator, para que os carros alegóricos pudessem ganhar a avenida. Gamers populares apareceram na festa, que foi transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube – como costumava acontecer na TV. Mais um exemplo pertinente de utilização dos jogos eletrônicos para possibilitar novas experiências ao público.

Stevenage Challenge

David Madrid para Burger King

Deu para ver que os games estão com tudo, né? Este case é um dos que melhor explora uma oportunidade, num casamento perfeito entre jogos eletrônicos e patrocínio. Para aparecer no Fifa, um dos jogos de futebol mais populares do mundo, o Burger King colocou sua marca na camisa do modesto Stevenage, da quarta divisão do Campeonato Inglês. Com isso, o clube passou a estampar o logo do BK na vida real e também nos campos virtuais. Com uma pequena ajuda da comunidade gamer e vendo o apoio ao pequeno clube, jogadores do mundo todo começaram a jogar com o time, colocar craques como Neymar e Messi lá, fazer gols, gravar e jogar na internet. Com isso, não só o Stevenage, como a marca do Burger King passou a bombar absurdamente no universo online e entre os gamers, se relacionando com os maiores craques do planeta sem royalties envolvidos. Golaço!

Astronomical Event

Epic Games para Fortnite e Travis Scott

Olha os games aí de novo (calma que tá acabando), e dessa vez e um case que marca um novo momento dos eventos online. Pandemia, nova música de Travis Scott para ser lançada. Onde? Dentro do Fortnite! O artista americano foi transformado em um avatar gigante e teve apresentações marcadas no ambiente virtual, onde qualquer um poderia entrar com seu “bonequinho” e ir até lá, como se estivesse em um espaço real de show, apesar de fantástico. Mais de 30 milhões de pessoas acompanharam “in loco”, com o vídeo oficial batendo mais de 150 milhões de views no YouTube, aberto a todos os fãs. Muito além da ideia, que pode parecer extremamente simples, o engajamento e a qualidade da produção tornam o trabalho… épico. :)

The gift

Dentsu Japão para Pocky

A Pocky é uma tradicional marca japonesa de snacks, com os palitos de chocolate mais vendidos do país. Com uma identidade já marcada pelo tempo, ficou a cargo da Dentsu uma renovação completa de suas embalagens. Mais do que simplesmente pensar em um novo design individual, os invólucros foram transformados em matéria-prima para toda a comunicação visual, mesmo com um projeto de branding extremamente enxuto e minimalista, totalmente inspirado no produto em si.

That look from Popeyes

GUT Miami para Popeyes

No ano passado, a Beyonce apresentou sua nova coleção de roupas. Enquanto isso, na internet, dezenas de memes começaram a aparecer comparando os novos looks com os uniformes da rede de fast-food Popeyes. A marca não perdeu tempo: em vez de um simples tweet pegando carona na brincadeira, foi desenvolvido todo um projeto fashion transformando os uniformes em peças de moda, com direito a ensaios no mesmo formato das grandes grifes e e-commerce especial – que vendeu todas as peças disponíveis! Típico case da sacada indo muito além do insight digital.

https://www.youtube.com/watch?v=aoA8BICqk9k

Festive

Riff Raff Films para Burberry

Um dia quase comum na cidade de Londres, até que uma chuva de granizos gigantes e uma versão especial de “Singing in the rain” inspira a coreografia de bailarinos trajados de Burberry. Produção impecável que pode chamar atenção dos jurados do festival.

https://www.youtube.com/watch?v=QbmW76Cp4s8

Famous order

Wieden+Kennedy NY para McDonald’s

Dá para colocar Kim Kardashian, Whoopi Goldberg, Magic Johnson e até Marty McFly e Drácula em um filme de 30 segundos extremamente low budget? O McDonald’s conseguiu, trazendo ainda como tempero algo que os fãs adoram: criatividade e curiosidade sobre a preferência dos famosos. Simples, bem humorado e engraçadinho. Tem boas chances em categorias especiais.

https://www.youtube.com/watch?v=_bO5mf8MQ7Y

The hiring chain

Small Nova York para CoorDown

Esse eu já tinha postado há algum tempo aqui no UoD. Um jeito lindo de mostrar como é fácil começar uma cadeia de boas ações fazendo algo simples, como contratar um profissional com Síndrome de Down para seu negócio. Filme autoexplicativo e inspirador, que tem boas chances de cativar o júri.

Noise-O-Meter

Wunderman Thompson Dubai para Bose

Nova realidade de trabalho sugere adaptações. E num caótico e até então inesperado home-office forçado, muitas vezes o barulho do ambiente destrói sua produtividade. Nada como ter um fone antirruído numa hora dessas. Nesse insight, a Bose sugeriu, com a ajuda da tecnologia e do mobile: quanto mais barulho na sua casa, mais desconto para comprar o fone deles e resolver seu problema.

Wasteminster

Studio Birthplace Amsterdã para o Greenpeace

Grandes nações declaram cuidar do seu lixo reciclável, mas em vez de fazer isso dentro do país, simplesmente despejam toneladas deles em outras nações ou territórios, mantendo o problema “dentro de casa”. Neste filme, o Greenpeace ajuda a ilustrar isso em uma crítica sarcástica ao primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, sendo atingido por uma onda de lixo plástico que invade Londres para ilustrar a quantidade diária produzida por lá.

BRASIL

True fashion

AlmapBBDO para Havaianas

Eu adoro os cases que usam a vida real como inspiração para “hackear” o sistema. Esta campanha de Havaianas é um exemplo: em vez das fotos incríveis das passarelas, a marca usou cliques de bastidores das modelos para mostrar que, em grande parte, ali atrás elas estão é com as sandálias da marca nos pés. Fácil de entender e muito valioso, sem precisar pagar  os cachês milionários das supermodelos.

HerShe

BETC Havas para Hershey’s

Um projeto que nasceu de uma simples observação do nome da marca, mas que foi amplificado por meio do branding, do design, do PR e do envolvimento em uma causa de forma genuína. HerShe apoiou e reuniu mulheres artistas para desenvolver embalagens temáticas, transformando a própria barra de chocolate em vitrine para o trabalho delas.

HerShe

Marca na lata

Soko para Guaraná Antarctica

Grande apoiador do futebol nacional, o Guaraná Antarctica transformou seu patrocínio à seleção feminina de futebol em algo muito maior ao convidar outras grandes marcas a seguirem o mesmo campinho. Para dar um incentivo extra e potente, a empresa resolver estampar o logotipo de outras empresas que apoiam as mulheres no esporte em suas latas, amplificando significativamente a exposição desses patrocinadores. Ganho de mídia, de reputação e, principalmente, do futebol feminino como um todo.

One story away

AKQA São Paulo para Netflix

Um filme que mostra o portfólio da empresa, te deixa com vontade de consumir e tem tudo a ver com o produto. Simples assim – o que geralmente é o mais complicado de fazer em qualquer campanha. Baita trabalho institucional de Netflix, com criação no Brasil e veiculação global, que deve aparecer bem no festival.

Responsible Billboards

Africa para Ambev

Mais uma campanha de insight simples, mas de execução poderosa. Reforçando o compromisso de separar bebida e direção, a Ambev aproveitou seu amplo portfólio para separar a identidade das marcas em seus caminhões de entrega: no baú, as marcas de cerveja, mas na cabine do motorista, nada de álcool. Grande potencial para brilhar em categorias de ativação e Outdoor.

VeioPraFicar

Wunderman Thompson e Mutato para Avon

O desafio era não só divulgar um novo batom da Avon que durava muito mais tempo na boca, mas também provar isso da forma mais clara possível para as consumidoras. Para isso, a empresa usou uma de suas principais garotas-propaganda, Marta, em plena Copa do Mundo, para amplificar a conversa. Na entrevista ainda em campo, logo após o apito final e ainda com o batom roxo na boca, ela destacou a resiliência do produto – o que foi o bastante para gerar uma conversação gigante em torno do produto e da marca.

https://youtu.be/JzdWuQX0vVI


Uma estrela para não esquecer

Tech and Soul para o Museu do Holocausto

O Corinthians aboliu em 2012 o uso de estrelas em sua camisa, já que o símbolo do clube é mais importante que qualquer título individual. Mas em 2019, uma estrela especial voltou ao uniforme: a estrela que ilustra o Holocausto, marcando a Noite dos Cristais – data que marca o início da perseguição nazista aos judeus. A ação colocou em pauta não só no Brasil, mas em diversos países do mundo, a discussão sobre a data, reforçando a importância de manter viva essa memória.


BK na madrugada

David São Paulo para Burger King

Cenas reais e bizarras do que a gente… digo… o público é capaz de aprontar de madrugada num restaurante 24 horas, em estados alterados de consciência. O compilado bem humorado destaca o delivery do Burger King, que vai até altas horas oferecendo o melhor deles (os lanches) sem o pior: o risco de estar no próximo comercial. :)

Eu sou

VMLY&R São Paulo para Starbucks

No Starbucks, você dá seu nome e eles escrevem no copo da sua bebida, sem qualquer questionamento (mesmo que errem bastante 😊). E no Dia da Visibilidade Trans, esse conceito foi ampliado significativamente: a rede montou um cartório dentro de uma de suas lojas, onde pessoas que ainda possuíam nome oficial de outro gênero puderam fazer a mudança em documentos oficiais. Uma maneira linda de mostrar apoio à causa e pertinência com seu negócio, sem oportunismo.

Salla 2032

Africa para House of Lapland

Imagine um dos locais mais frios do mundo, na Lapônia finlandesa, se candidatar para os jogos Olímpicos de… verão! Pode (e deveria) parecer absurdo, mas foi uma forma criativa e muito bem produzida de transformar a ideia em uma campanha de conscientização sobre o aquecimento global – e o que podemos fazer para evitá-lo. Um case cheio de humor sarcástico com os habitantes da simpática e gelada Salla, que deve aparecer na lista de vencedores do Cannes Lions este ano.

https://vimeo.com/515948418

Decifrei

Ogilvy Brasil para Magalu

Para turbinar seu marketplace de música, a Magalu levou sua loja para dentro do Deezer de uma forma especial: oferecendo os instrumentos usados em cada uma das canções. O projeto, que contou não apenas com suporte tecnológico, mas com uma enorme curadoria para descobrir quais modelos e marcas de guitarras, microfones, baterias e afins eram usados em cada faixa, transformou a experiência dos fãs ao permitir que a compra acontecesse direto no app de música, enquanto a canção era tocada.

Constituição do Orgulho

SunsetDDB para OAB SP

A Constituição Brasileira já traz diversos artigos que deveriam defender o público LGBTQIA+, mas que muitas vezes são solenemente ignorados. Para dar luz e destaque a cada um deles, literalmente, a Comissão de Diversidade da OAB São Paulo lançou a Constituição do Orgulho, uma peça de design que reproduz fielmente o texto original, porém levando as cores da bandeira LGBT para os parágrafos em questão. Cada cor destaca um diferente tipo de crime e, além das peças físicas da constituição, um site foi produzido onde qualquer cidadão pode acessar, encontrar os trechos e compartilhá-lo.

A lenda se superou

Leo Burnett Tailor Made para Fiat

Elvis está de volta, com toda sua desenvoltura, para pegar carona na nova Fiat Strada. Tudo isso em uma superprodução, que tornou um sósia do cantor em uma versão extremamente realista do ícone do rock, com direito a reproduções cuidadosas de figurino e outros elementos da época. Um trabalho que tem tudo para impressionar os jurados de Craft.

Museu do impedimento

AQKA São Paulo para Google e Museu do Futebol

Houve no Brasil, entre 1941 e 1979, uma lei de Impedimento que as mulheres conhecem melhor que qualquer marmanjo: a que as proibia de jogar futebol. Parece impensável, mas essa realidade não só está na nossa história, como praticamente levou a zero os registros do futebol feminino durante esses anos. Em um lindo trabalho, Google e Museu do Futebol foram atrás de registros de mulheres que enfrentaram a proibição e se mantiveram fiéis ao esporte, tendo agora sua história finalmente contada.

Global Rainbow

AlmapBBDO para Pepsico (Doritos)


A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de 2020 não pôde ganhar as ruas da Av. Paulista por causa da Pandemia. Mas uma ação especial marcou presença na avenida, espalhando as cores da bandeira símbolo do movimento em toda sua extensão, do Paraíso à Consolação. Iniciativa assinada pela Doritos, marca de snacks da Pepsico que atua com grande proximidade em apoio à causa, levou canhões de laser colorido para o topo de um prédio, fazendo com que os feixes de luz formassem as listras da bandeira. A ação se baseou no projeto artístico Global Rainbow, da artista porto-riquenha Yvette Mattern, e ganhou um novo significado graças à marca.

Go Equal

Africa para o movimento Go Equal

Marta é o maior ícone da história do futebol feminino. Mesmo assim, seus ganhos chegam a ser 24 vezes menores que o de um jogador masculino. Dando início a um movimento global, o Go Equal, a jogadora utilizou como palco a Copa do Mundo para apresentar, após um gol, o símbolo que pede mais igualdade no esporte para os dos gêneros. O simples apontar de dedos para o sinal gerou uma gigante exposição de mídia espontânea, trazendo o assunto para debate. Em pouco tempo, centenas de outras atletas e mulheres de destaque em suas posições abraçaram a causa, chegando à alta cúpula da ONU e levando a CBF a igualar o pagamento de diárias para atletas das seleções masculinas e femininas.

https://youtu.be/Qq4ty6G2s7o

Black Santa

WMcCann para Coca-Cola

Onde já se viu um Papai Noel negro? No Natal de 2019, vimos na Globo. Em projeto de branded content da Coca-Cola, em parceria com a emissora, o especial de Natal contou a improvável história de um senhor que, independentemente da sua cor, queria ser Papai Noel. E pela magia em volta da data, mesmo com diversas dificuldades, teve sucesso na missão – tudo isso na massiva audiência da TV aberta. Muito além da mídia, o projeto ainda levou outros senhores negros ao personagem nos clássicos caminhões de Natal da marca em diversas regiões do Brasil.

Outdoor Bar

Publicis Brasil para Heineken

Cerveja e direção passaram a combinar, de forma criativa, no lançamento da Heineken 0.0, edição sem álcool da marca. Nada menos que um outdoor em formato de bar foi montado próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para que os motoristas pudessem se servir de uma gelada no esquema drive-thru, sem colocar ninguém em risco ou infringir os códigos de trânsito. Um perspicaz uso da mídia out of home e dar outro significado à até então abominável dobradinha entre bebida e direção.  


Jesus torcedor

Ogilvy Brasil para Adidas

A final da Libertadores 2019 aconteceu entre um time brasileiro, o Flamengo; e um argentino, o River Plate. E se eles tinham “D10S” Maradona e o Papa, o lado brazuca precisava de um reforço à altura. O jeito foi apelar para o maior ícone possível, colocando a camisa do Flamengo em ninguém menos que o Cristo Redentor. O projeto marcou a primeira vez em que o Cristo “vestiu” a camisa de um clube de futebol, gerando uma gigantesca mídia espontânea e dando enorme destaque à Adidas, fornecedora de material esportivo do Flamengo.

Lápis das Queimadas

Talent Marcel para Instituto Homem Pantaneiro

Uma caixa de lápis única, que custa exatamente R$ 742.997. O valor estratosférico não é por acaso, mas para chamar atenção mesmo. Pois o número é o mesmo que a quantidade de focos de calor medidos na região do Pantanal em 2020. Para materializar o impacto dos incêndios no meio ambiente, o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) apresentou a edição limitada, produzida com madeira carbonizada do Pantanal pelo artesão Marcello Sellan. A ação leva a audiência para um site, onde é possível fazer doações e conhecer mais sobre os projetos de preservação.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More