Pesquisa da FAAP revela que marcas perderam quase um terço dos seguidores no 2º trimestre deste ano

Ao analisar os 100 perfis brasileiros com mais interações, a pesquisa revela que as marcas perderam 32,7% dos seus seguidores.

Finalmente parece que os consumidores começam a perceber que a atual enxurrada de marcas pegando carona e explorando uma infinidade de causas sociais ou emulando um pretenso tom de voz “mais pessoal” são, na maioria dos casos, uma estratégia que trabalha em causa própria. Mais especificamente, uma iniciativa comercial.

O resultado? Unfollow.

Afinal, como dizia Abraham Lincoln, “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas por algum tempo. Mas não dá para enganar todas as pessoas o tempo todo.”

Esse pode ser apenas um dos motivos pelos quais os perfis de marcas e celebridades perderam seguidores no Instagram no segundo trimestre deste ano, de acordo o estudo trimestral #MS360FAAP, realizado desde 2014 pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Socialbakers (atual Emplifi).

As marcas perderam 32,7% dos seus seguidores, saindo de 2.411.744, em média, para 1.622.604. Já as celebridades perderam 27% dos seguidores, saindo de 13.879.056, em média, para 10.093.846.

Pesquisa avaliou os 100 perfis brasileiros com mais interações

Ao analisar os 100 perfis brasileiros com mais interações em diferentes plataformas, a pesquisa revela que, em relação aos três primeiros meses de 2021, as marcas perderam 32,7% dos seus seguidores, saindo de 2.411.744, em média, para 1.622.604; já as celebridades perderam 27% dos seguidores, saindo de 13.879.056, em média, para 10.093.846. Segundos os pesquisadores responsáveis pelo estudo, a queda no número de seguidores provavelmente se deve a alguns fatores, como a limpeza de contas falsas feita pelo Instagram, possíveis ajustes na entrega dos números e a possibilidade de os usuários estarem deixando de seguir marcas nessa plataforma.

Já em relação às interações, o levantamento mostra que há uma grande diferença entre os perfis das marcas e o de celebridades. Enquanto as marcas tiveram uma média de 3.924 interações, entre abril, maio e junho deste ano, as celebridades obtiveram 146.607. Apesar das figuras públicas apresentarem um nível muito maior de interação, a pesquisa revela que houve uma queda significativa no número de likes recebidos em suas postagens, entre o primeiro e o segundo trimestre de 2021. A redução nas postagens do tipo “carrossel”, que historicamente são as que geram mais curtidas, foi de 23% entre os períodos, possivelmente relacionada à queda nos seguidores.

Facebook: perda de interesse do público

Quando o assunto é o Facebook, o estudo mostra que perfis de marca, e-commerce, entretenimento e bens de consumo tiveram redução no seu número de fãs no período entre abril e junho deste ano. Esse resultado indica a perda de interesse do público pela rede social. Por outro lado, a pesquisa indica que as notícias continuam sendo base para as interações na plataforma, o que justifica a preocupação de muitos especialistas em relação às fake news.

Passados sete anos desde o início do projeto, o relatório passou por mudanças e nesta edição chegou a um novo modelo, no qual além dos gráficos com a evolução numérica dos dados, é possível encontrar análises rápidas e destaques do período analisado. Segundo a companhia, a mudança aconteceu para otimizar o uso do relatório por profissionais de marketing, criadores de conteúdo, pesquisadores e estudantes.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More