PORUMTRIZ

Um ônibus cheio de sonhos olímpicos partiu do Rio rumo a Curitiba. Nele, atletas da Ginástica Artística do Flamengo dormiam para acordar em um intenso ritmo de seletivas para o Pan-Americano da Bolívia e para o Mundial da Suíça. Naquela madrugada de um dia de maio de 1997, uma carreta atravessou o canteiro central da Dutra e se chocou de frente com o ônibus, deixando alguns mortos e vários feridos. Entre eles, Beatrice Martins que, aos seus 16 anos, era uma das grandes promessas brasileiras para a Olimpíada que se seguia, ao lado de Daniele Hypólito.

beatrice-porumtriz2
Foto: João Saenger – Divulgação

Depois de muitas cirurgias, tratamentos e acompanhamentos psicológicos — e até ficar seis meses sem pisar o chão –, Beatrice se viu obrigada a encerrar sua carreira de atleta. Ainda assim, a séria lesão no pé direito não a impediu de iniciar atividades circenses, especializando-se em acrobacias aéreas.

Ontem, Beatrice estreou a dança, a interpretação e a poesia de sua história, da tragédia à superação, no palco da Funarte, com o espetáculo ‘PORUMTRIZ‘.
Com delicadeza no texto, precisão na trilha sonora, força nos gestos, e verdade na atuação, deixou-se o drama apenas para a iluminação teatral, que banhava a atriz, bailarina, trapezista, ginasta que se viu ali.

‘PORUMTRIZ’ é o alinhavar poético do risco de morte sofrido pela atleta e encarado, hoje, a todo tempo, pela artista circense.

_serviço_
O espetáculo segue em cartaz, hoje (17) e amanhã, na Funarte, no Eixo Monumental de Brasília – DF.

– – –

“Pouco tempo antes, o ônibus bateu na carreta. Quer dizer, a carreta bateu no ônibus. Pouco depois, ela acordava no asfalto com um anjo perguntando o telefone de casa. Pouco antes, cortariam sua calça jeans favorita. O osso exposto. Nada doía. Imediatamente pensou na Olimpíada. Logo antes, todas as pessoas que estavam na sua frente morriam. Deste momento, ela não se lembra de nada. Picotou a pele, raspou o osso, amarrou, grudou, costurou carne. Pouco tempo depois, já era outra…”

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More