Um dosador de papel para acabar com o plástico indo pro lixo

Outro dia fui produzir uma matéria no maior depósito de lixo da Cidade do México. Esse dia foi como um divisor de águas na maneira como eu vejo lixo.

Porque é fato: temos que parar para pensar sobre isso. Os depósitos das grandes cidades estão tomados por resíduos químicos que, com o clima e o vento, levam poluição para toda a cidade. Ou seja, estamos respirando lixo. Há com que se preocupar. Temos que nos envolver com a causa e pensar como podemos ser mais sustentáveis. Reutilizar mais; comprar menos.

Pequenas atitudes fazem sim a diferença.

Prova disso foi o que fez a VeganWay, empresa vegana de suplementos nutricionais, que acaba de lançar um dosador feito de papel dobrável para sua linha de proteínas vegetais.

A ideia de inovar ganhou força após a empresa ter eliminado o dosador plástico – que, embora reciclável, na prática acaba sempre no lixo – passando a indicar o uso de uma colher de sopa para medir as porções do produto, mas consumidores e nutricionistas questionaram que a colher não oferecia uma medida exata.

Inspirado na arte do Origami, a empresa desenvolveu um dosador feito de papel couché, que possui uma lâmina de plástico impermeável e é adequado para o contato com alimentos, com gramatura resistente e firme para suportar o peso de 15 gramas do produto.

07

A empresa entende que esse tipo de papel se decompõe mais rápido que o plástico causa menos danos ambientais quando descartado no lixo – o papel plastificado leva o tempo médio de 1 a 5 anos para se decompor, enquanto o plástico pode levar até 500 anos.

Disponível somente nos potes de proteínas, a empresa tem planos de levar o formato para todos os produtos da marca, substituindo os dosadores de plástico por este de papel dobrável.

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor:

Clique aqui para saber mais.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More