Já é possível imprimir córneas artificiais em 3D

Cientistas da Newcastle University conseguiram utilizar técnicas de impressão em 3D para criar córneas artificiais a partir de células humanas. Para você ter uma ideia do que isso significa, hoje existem no mundo cerca de 5 milhões de pessoas com graves problemas de visão causados por infecções na cornea. A solução para estes casos é o transplante.

Claro que esta nova técnica não elimina completamente a necessidade de doação, mas segundo o Professor Che Connor, um dos responsáveis pelo projeto, ao invés de substituir uma córnea danificada por outra saudável, a partir de apenas um doador será possível obter células suficientes para imprimir 50 córneas artificiais.

Além de chegarem na mesma composição, os cientistas da Newcastle University conseguiram reproduzir a mesma curvatura da córnea humana, o que é um passo fundamental para que ela seja efetivamente funcional. Segundo eles ainda existe muito caminho a ser percorrido até que os primeiros transplantes sejam feitos: o projeto entra agora na fase de ajustes no processo de impressão e depois serão necessários vários testes. Mas é um avanço importantíssimo e que representa melhorias consideráveis na qualidade de vida de pessoas do mundo inteiro.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (7)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More