A curiosa escultura controlada por sensores e VR financiada pelo Google

Cypher é uma escultura robótica interativa, controlada por sensores, scanners e tecnologia de realidade virtual (VR). A escultura infla e desinfla quando pessoas ou objetos estão próximos, e também com base em comandos dados por uma pessoa usando um capacete VR conectado.

Com uma estrutura de alumínio, juntas de aço e painéis flexíveis impressos em 3D, a obra ainda conta com um compressor de ar e um computador, que servem como o “cérebro” da escultura. Esses componentes são conectados a sensores, válvulas, atuadores e outros elementos que desempenham um papel no movimento da escultura. Para a “pele”, a equipe usou painéis flexíveis de silicone e fibra de carbono, com uma série de “clusters robóticos macios” e sensores infravermelhos, que são conectados a válvulas solenóides.

A instalação consegue detectar ainda a presença de objeto até 40 metros de distância, determinando seu movimento em tempo real, com uma série de padrões comportamentais pré-programados, baseados na proximidade dos espectadores. Além dos sensores de infravermelho e do scanner de mão, Cypher também pode ser controlado por uma pessoa usando um capacete preto, cuja tecnologia usa o mecanismo de jogo multiplataforma.

Financiada por uma bolsa do Programa de Inteligencia Artística e de Máquinas do Google, Cypher veio para desafiar noções do que é real e virtual, além de fundir domínios que são tipicamente vistos como distintos. Incrível, não?

Designer: Escritório Ozel (Guvenc Ozel, Benjamin Ennemoser)
Fabricação: Guvenc Ozel, Tyson Phillips, Benjamin Ennemoser
Programação: Benjamin Ennemoser, Tyson Phillips
Realidade virtual: Guvenc Ozel, Benjamin Ennemoser
Modelagem de fabricação: Guvenc Ozel, Tyson Phillips, Zhe Liang, Nazli Tatar
Patrocinador: Google (Google Artists and Machine Intelligence)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More