Todos os protestos do planeta desde 1979

protesto

Extraordinária compilação de todos os protestos ocorridos no mundo nos últimos 34 anos. Foram mais de 250 milhões. Repare no silêncio do Brasil. E no crescente volume de protestos de modo geral, principalmente a partir da década de 90 e, em especial, a partir de 2007, quando se iniciou a crise econômica global atual.
Trabalho de chinês de John Beieler .

Peter Scholz / Shutterstock.com

Comments

  1. Sem acesso ao banco de dados, não é possível verificar o que é protesto e o que é luz piscante

  2. Nem o fora Collor está registrado. Tiveram muito mais manifestações no Brasil.

  3. Saullo Diniz says:

    E educação? E distribuição de renda? E saúde? A economia brasileira cresceu mas a qualidade de vida ainda é ridícula. PIB não é medida de sociedade!

  4. Ter protestos não significa ser melhor. É preciso lembrar que mesmo com o avanço da crise o Brasil expandiu, e muito, emprego e renda. Alienado é quem não vê isto.

  5. Acho eu você não conhece muito bem o Brasil, pois desconsiderou todos os protestos que aconteceram nas décadas de 80 e 90, eu me lembro bem pois em muitos meus pais estavam lá e na década de 90, eu estava lá! Acho que o John Beieler não conhece absolutamente nada o Brasil.

  6. Em 1983 aparecem no zoom.

  7. Se você der um zoom no Brasil consegue ver alguns protestos nos anos 80 e 90.

  8. Em 83 e 84 tivemos "Diretas Já" e também não é mostrado…

  9. Não que eu pense que isso não representa muuuuito bem o país que vivemos… Maaas, me parece não ser muito confiável esse gráfico. No final da década de 80 e início de 90 tivemos alguns protestos significativos, porém no mapa não mostra nada.

  10. Tiago Nunes says:

    Muito interessante. Fiquei curioso quanto a metodologia usada e os critérios de relevância dos protestos. Também pensei nas diretas já e no impeachment. Será que existe alguma explicação disponível sobre essa questão?

  11. Da pra ver nitidamente qual o pais mais alienado.

  12. Eu também estranhei, mas provavelmente esses momentos foram pontuais demais se comparados aos outros protestos, mais prolongados. Vale lembrar que as luzinhas não são por eventos, mas sim por um volume mínimo de protestos. Acho difícil o cara ter comido bola porque tanto as Diretas quanto o impeachment tiveram repercusão e importância histórica para nnao terem passado batido.

  13. Mapa praticamente apagado durante as Diretas Já e totalmente apagado durante o impeachment. O Brasil pode até ser omisso com suas reinvindicações, mas não dá pra usar como base esse mapa incompleto.

  14. Denis Piaia says:

    Somos pacificos ou o mapa esta muito desatualizado no brasil? Cade as luzes piscando no impeachment?